Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Lato sensu > Residência Integrada Multiprofissional e Uniprofissional
Início do conteúdo da página

English Version



Confira os programas de Residência Integrada Multiprofissional e Uniprofissional oferecidos pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM e desenvolvidos no Hospital de Clínicas da UFTM.


Acesse o Portal da Residência Multiprofissional - MEC

Acesse aqui os editais de seleção

Apresentação: O Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (RIMS-UFTM) é orientado como Pós-Graduação Lato Sensu. Visa promover a construção e aprofundamento de conhecimentos e técnicas de trabalho na Saúde, formando especialistas multiprofissionais.

Objetivos: O objetivo geral da RIMS-UFTM é promover a especialização de profissionais da saúde (assistentes sociais, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, biomedicina e Educação Física) na promoção de atributos que possibilitem o exercício profissional com excelência nas áreas de cuidado integral à saúde, envolvendo as pessoas e as comunidades, da gestão e organização do trabalho e da educação na saúde, visando à melhoria da qualidade de vida.

Informações gerais:
Quantidade de vagas: 30
Duração do programa: 2 anos
Processo Seletivo: anual

Apresentação: O Programa de Residência em Enfermagem em Urgência/Trauma tem como Diretrizes Político-Pedagógicas e Estratégias Metodológicas a formação de profissionais com competências para atuar no Sistema Público de Saúde (SUS), tendo a gestão e atenção Hospitalar como cenário orientador e balizador do processo de formação.

Objetivos: Especializar profissionais da área da saúde para atuar na área de urgência/trauma em atividades de assistência, ensino, pesquisa e gestão, em uma perspectiva interdisciplinar, e de acordo com os princípios do SUS e da Política Nacional de Atenção as Urgências.

Informações gerais:
Quantidade de vagas: 6
Duração do programa: 2 anos
Processo Seletivo: anual

Apresentação: O Programa de Residência em Neonatologia da UFTM iniciou no ano de 2015, tem uma duração de 24 meses. A carga horária semanal é de 60 horas, totalizando 5.760 horas, 1.152 horas para parte teórica (tutoria, sessões clínicas e seminários) e 4.608 horas para parte prática, divididas da seguinte forma: formação e estágios em serviço, 48 horas para as atividades prática (incluindo 8 horas de plantão) e 12 horas para a carga horária teórica (seminário integrador e discussões grupais).

Objetivos: Objetivo de preparar os profissionais a reconhecer as exigências e necessidades de saúde da população local; lidar com questões específicas da atenção à saúde do Neonato e sua família; compreender os processos de saúde e de doença, identificando as condições sociais, econômicas e culturais que interferem no mesmo.

Informações gerais:
Quantidade de vagas: 2
Duração do programa: 2 anos
Processo Seletivo: anual