HC-UFTM

Novo gerador de energia supre toda a demanda do HC-UFTM

Publicado: Quarta, 18 de Abril de 2018, 08h13

O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro adquiriu novo grupo-gerador de emergência para garantir o abastecimento em casos de interrupção no fornecimento de eletricidade. O equipamento, movido a diesel, tem potência de 1100 KVA, foi recebido no dia 12 de abril e substitui um modelo antigo, com capacidade três vezes inferior.

Um dos diferenciais é a total proteção oferecida às instalações do HC contra picos de tensão após quedas de energia. "O grupo é composto por dois geradores que operam isoladamente em caso de falha em um deles, com capacidade para atender completamente à rede em 220V, no Hospital de Clínicas”, informa o eletricista João Batista Leite Pereira.

A novidade possui bacia de contenção que retém 100% do óleo em caso de eventuais vazamentos. "Essa característica atende às normas vigentes e protege o meio ambiente”, explica o técnico em segurança Cesar Marx Pires.

Na compra foram investidos R$ 442 mil. O recurso é oriundo do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais - Rehuf. Além de garantir a iluminação e o funcionamento de todo o HC, o equipamento possibilita economia aproximada de R$ 240 mil ao ano em consumo de eletricidade, pois pode ser utilizado em horário de ponta, das 17h30 às 20h30, durante o qual a tarifa contratada junto à concessionária de energia é mais elevada.

Foto: João Pedro Vicente/HC-UFTM
Fonte: Unidade de Comunicação HC-UFTM