Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Complexo Cultural e Científico de Peirópolis da UFTM sedia a 2ª Violoncelada

Publicado: Quarta, 23 de Maio de 2018, 18h10



Entre 31 de maio a 3 de junho, o Complexo Cultural e Científico de Peirópolis da UFTM sedia a 2ª Violoncelada de Peirópolis, que homenageia Heitor Villa-Lobos, um dos maiores compositores brasileiros.

O evento idealizado pelo violoncelista Kayami Santomi, professor da Universidade Federal de Uberlândia, onde ensina violoncelo e música de câmera, teve sua primeira edição em 2017. O Encontro objetiva oportunizar um momento de aprendizagem intensiva, troca de informações, apreciação musical e performance aos violoncelistas da região e de todo o país, desde principiantes a avançados de todas faixas etárias.

Para ministrar as aulas, violoncelistas de renome nacional e internacional: Kayami Santomi, professor da UFU, idealizador e diretor artístico do evento; Matias de Oliveira Pinto, professor na Universidade das Artes de Berlim e na Faculdade de Música de Münster e ministra Master Classes em muitos países; Hugo Pilger, primeiro violoncelo da Orquestra Petrobras Sinfônica, membro do Quarteto Radamés Gnattali e professor da classe de violoncelo da Unirio; Eduardo Swerts, da  Orquestra Filarmônica de Minas Gerais - Belo Horizonte/MG; e Gabriel Gonçalves,  ministra aulas de violoncelo em Uberaba e atua como chefe de naipe na Orquestra Municipal de Uberaba. O convidado especial da 2ª Violoncelada é André Amaral, profissional na arte da Luteria, formado pelo Conservatório de Tatuí e especialista pelo “Istituto di Istruzione Superiore Antonio Stradivari”, em Cremona- Itália.

LAlém do cronograma artístico para a comunidade local e regional, o encontro possui também um cronograma pedagógico que prevê aulas e master classes ministradas por grandes professores do instrumento: Kayami Satomi (UFU – Uberlândia/MG), Matias de Oliveira Pinto (Alemanha), Hugo Pilger (UniRio – Rio de Janeiro/RJ), Eduardo Swerts (Orquestra Filarmônica de Minas Gerais - Belo Horizonte/MG) e Gabriel Gonçalves (Orquestra Municipal de Uberaba - Uberaba/MG),

Na programação artística, estão previstos concertos diários, abertos à comunidade. Os concertos serão realizados no Teatro Sesi Minas em Uberaba, e em Peirópolis, no Complexo Cultural e Científico da UFTM. Nas apresentações no CCCP da UFTM, a entrada é franca e aberta à comunidade. Nos dias 31 de maio e  1º de junho, às 19h, acontece, respectivamente, o Recital de Violoncelo Solo e o Recital de Violoncelo em Ensemble, no CCCP, no Auditório Ametista. Já o Concerto de encerramento com Orquestra de violoncelos será no sábado dia 2, das 17 às 18h30,  no gramado do Museu de Peirópolis. Nos dias 23 e 30, apresentações no Sesiminas, com venda de ingressos.

A 2ª Violoncelada é uma realização da Art Cello Produção Cultural Ltda e conta com diversos apoios e parcerias.

Mais informações,  acesse a página da 2ª Violencelada.

 

0
0
0
s2sdefault
registrado em:
Fim do conteúdo da página