Solicitações de reingresso da UFTM serão realizadas diretamente nas coordenações dos Cursos de Graduação

Publicado: Terça, 23 de Abril de 2019, 16h41

Em 2019, o processo de reingresso, destinado a aluno desligado de curso de graduação da UFTM, que queira retomar os estudos, será realizado diretamente nas coordenações de curso em datas previstas no calendário acadêmico. Neste semestre, os interessados em participar têm até o dia 30 de junho para procurar a coordenação e realizar a inscrição.

Conforme Regulamento dos Cursos de Graduação da UFTM, estará apto ao reingresso solicitantes que: perderam a vaga na UFTM por desligamento, por não retornarem ao curso após o término do período de trancamento ou afastamento ou não renovaram matrícula no prazo estipulado pelo calendário acadêmico; não ultrapassaram o tempo máximo de abandono de dois anos, contados até a data da nova matrícula; tenham cursado pelo menos o primeiro semestre; tenham aprovação mínima de pelo menos 75% (setenta e cinco por cento) dos componentes curriculares cursados antes do abandono; ainda não tenham reingressado para o curso no qual se encontrava matriculado antes do abandono; consigam integralizar o curso no prazo máximo admitido na matriz curricular.

Mediante a solicitação de reingresso e atendimento aos requisitos elencados, a Coordenação do Curso receberá o quantitativo de vagas disponíveis. Constatada disponibilidade de vaga, a solicitação será efetivada. Na indisponibilidade de vaga, a solicitação de reingresso ficará vigente durante o período de inscrição.

Solicitação de Reingresso

Para o reingresso, o solicitante deverá dirigir-se à Coordenação do curso no período definido no calendário acadêmico. O pedido para Reingresso será avaliado pela Coordenação do Curso de acordo com as normas do Regulamento de Graduação e situação do Histórico Escolar do solicitante, em conformidade com os requisitos para preenchimento de vaga pela Coordenação do Curso e será referendado pelo Colegiado.

Em qualquer caso, o solicitante submeter-se-á a todas as adaptações que forem determinadas pelo Colegiado de Curso, de modo a cumprir os requisitos estabelecidos pela Matriz Curricular vigente. O resultado da análise dos pedidos de Reingresso deverá ser informado pelo Colegiado do Curso ao DRCA, até duas semanas após o recebimento do pedido de reingresso, com adaptações necessárias da matriz curricular e as disciplinas a serem cursadas. A Coordenação do Curso informará o solicitante do resultado.

Reativação da matrícula

O solicitante que tiver o requerimento deferido, deverá encaminhar para o Departamento de Registro e Controle Acadêmico – campus Uberaba, para o e-mail:   O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.    ou à Secretaria Acadêmica do campus Iturama, e-mail:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., o comprovante de residência atualizado.

Após a reativação da matrícula, feita pelo DRCA, o aluno deverá participar do processo de rematrícula online, nas datas estabelecidas no calendário acadêmico.

Qualquer dúvida, entrar em contato com o setor de Matrícula, pelo email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

A UFTM poderá solicitar posteriormente documentos suplementares. A reativação de matrícula só será confirmada depois que toda a documentação exigida for aprovada. O início das aulas seguirá o disposto no Calendário Acadêmico.

*Atualizado em 24/11/2021