Orçamento de 2019 da UFTM é apresentado

Publicado: Terça, 21 de Maio de 2019, 16h58

A UFTM realizou na manhã desta terça-feira, 21, a apresentação do Orçamento 2019. O evento teve como objetivo compartilhar informações e esclarecer dúvidas sobre o orçamento. Foram convidados para a apresentação gestores da instituição, centros acadêmicos e entidades representativas. A reunião foi transmitida pelo canal UFTM Social no Youtube.

Desde 2015, a instituição tem realizado a apresentação sistemática dos dados do orçamento para a comunidade. A apresentação foi realizada pela reitora Ana Lúcia de Assis Simões e pela pró-reitora de Administração, Heloisa Helena Oliveira Martins Shih. Entre os temas abordados durante a reunião, foi destacado o bloqueio do crédito orçamentário discricionário de cerca de 30%, correspondente a pouco mais de R$ 14 milhões que, se efetivado o corte no segundo semestre, poderá representar a falta de recursos para despesas a partir do mês de setembro de 2019.

A reitora Ana Lúcia de Assis Simões abriu o evento, esclarecendo que, apesar das dificuldades e consecutivos contingenciamentos do orçamento nos últimos anos, a UFTM tem encerrado os anos sem dívidas e adotado medidas para se adequar à realidade orçamentária. “É bom dizer que esses contingenciamentos não são uma novidade. Hoje estamos aqui diante de um desafio. A realidade é que as universidades vêm passando por essa situação ao longo de alguns anos, pelo menos desde 2014, esses contingenciamentos, bloqueios e cortes vêm acontecendo. Quando no dia 30 de abril foi noticiado o bloqueio de 30%, nós já estávamos preparando essa apresentação que é anual, que é rotineira. Em função do anúncio do bloqueio nossa equipe demandou de um prazo um pouco maior para ampliar a análise sistêmica para que pudéssemos trazer informações sobre o orçamento e os possíveis impactos, caso o bloqueio que hoje existe, se torne no segundo semestre, um corte. Hoje, nós estamos falando de um bloqueio em torno de 30% e pra junto com vocês discutir situações e possíveis medidas para enfrentamento da situação”, completou a reitora.

A pró-reitora de Administração, Heloisa Helena Oliveira Martins Shih, explicou brevemente como funciona o orçamento das instituições federais e apresentou dados sobre a Lei Orçamentária Anual – LOA e o orçamento aprovado. A apresentação abordou também a forma como os recursos são distribuídos e liberados para utilização pela instituição. A pró-reitora destacou ainda as medidas que foram adotadas ao longo dos últimos anos pela UFTM para reduzir despesas, entre elas: renegociação de contratos, supressões em contratos de locação de mão de obra, limitações em diárias e passagens aéreas, limitação de quilometragem para uso de veículos oficiais e contenção de gastos com telefonia e impressão. Foram apontadas novas medidas que estão em andamento, são elas: encerramento de contratos de aluguel, análise de contratos vigentes visando a maior produtividade e economia, estudo em andamento para contrato de limpeza verificando a possibilidade de reduzir a frequência de limpeza em algumas áreas administrativas, análise de uso de materiais de consumo, campanha para diminuir o consumo de energia elétrica.

Ainda de acordo com a pró-reitora de Administração, enquanto o bloqueio orçamentário for mantido, haverá limitação de uso de verbas orçamentárias e descentralizadas, inclusive recursos para editais institucionais com bolsas de projetos de pesquisa, ensino, extensão e contratação de estagiários bolsistas. “Para outras medidas de economia abrimos um canal de sugestões onde as pessoas poderão enviar sugestões e será realizada uma campanha geral de conscientização da comunidade”, disse a pró-reitora. As sugestões de ações podem ser encaminhadas para o e-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

A Lei Orçamentária Anual – LOA 2019 da Universidade tem um total de R$ 366.351.270,00. Parte desse montante são as despesas obrigatórias que envolvem a folha de pagamento dos servidores ativos e inativos da instituição, ou seja, um total de R$ 306.364.870,00 com pessoal e R$ 12.465.442,00 com benefícios. Na despesa discricionária, que pode ser impactada com o bloqueio de 30%, estão previstos R$ 43.340.754,00 para despesas de custeio e R$ 4.180.204,00 para despesas de investimento.

A reitora da UFTM finalizou a apresentação destacando o trabalho que tem sido realizado para reduzir as despesas e as ações para revisão da situação orçamentária junto ao MEC. “As medidas que nós tomamos ao longo desses anos possibilitaram que a situação financeira da UFTM se mantivesse ainda com alguma saúde, mesmo diante de tantos cortes que já sofremos desde 2014 até aqui. Estamos estudando possibilidades de fazer algum novo enxugamento. Com muita tranquilidade trazemos a situação da universidade. Vamos continuar usando da mesma responsabilidade para fazer o uso desses recursos, mas sabemos que toda tarefa de casa não será suficiente e sabemos que a partir de setembro, caso a situação se efetive, não conseguiremos pagar algumas contas, alguns contratos. Paralelamente a isso, temos participado de reuniões com órgãos que representam as universidades e o MEC para apresentar nossas demandas. Pretendemos levar esses dados ao MEC para mostrar a situação da UFTM. E com muita responsabilidade mostrar o risco que nós corremos caso esse corte se concretize. Nosso trabalho na esfera política, na esfera de diálogo com o MEC já se iniciou” finalizou a reitora.

Assista ao vídeo com a apresentação do Orçamento da UFTM de 2019

Fotos: Marco Clemente/UFTM