Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Gestão

Definidos os nomes indicados para as pró-reitorias na nova gestão da UFTM

Publicado: Terça, 23 de Julho de 2019, 08h57

A Reitoria da UFTM informou na manhã desta terça-feira, 23, os nomes que serão indicados para os cargos de pró-reitores na nova gestão. Os documentos com as indicações das nomeações serão encaminhados para o MEC, conforme orientações do Decreto Nº 9.794, de 14 de Maio de 2019.

O Decreto estabelece que as indicações para provimento dos cargos e das funções de confiança quando se tratar de cargo em comissão de chefia ou direção de níveis 5 ou 6 ou de cargo ou função de natureza equivalente, serão encaminhadas à apreciação prévia da Casa Civil da Presidência da República por meio do Sistema Integrado de Nomeações e Consultas – Sinc. O Sinc possibilitará o registro, o controle e a análise de indicações para provimento de cargo em comissão ou de função de confiança no âmbito da administração pública federal. As indicações enviadas pelo sistema serão analisadas pela Casa Civil da Presidência da República que verificará o cumprimento dos requisitos legais ou a existência de impedimentos para ingresso no cargo de direção.  Na UFTM, cargo em comissão de chefia ou direção de níveis 5 ou 6, são equivalentes aos Cargos de Direção – CD 1 e 2 (cargos de reitor, vice-reitor e pró-reitores)  e por isso precisam passar por tal procedimento. 

De acordo com o reitor da UFTM, Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo, a Reitoria realizou um levantamento em busca de profissionais com competências específicas para cada cargo e após análise técnica, foram selecionados aqueles com perfil e com experiências profissionais, acadêmicas e no campo administrativo em cada área.  “Temos no quadro de servidores da UFTM muitos profissionais capacitados e preparados para atuar em cargos de gestão. Tivemos o cuidado de ouvir as indicações que chegaram à Reitoria e, após análise, tomar a decisão. Nossa equipe será composta por profissionais com uma conduta ética exemplar, com experiência em gestão e nas áreas onde atuarão. Todos têm um histórico de dedicação à UFTM reconhecido pela comunidade e estão preparados para assumir as respectivas funções”, afirmou o reitor.

A nova equipe de pró-reitores conta com técnicos-administrativos e docentes da UFTM. Alguns dos nomes selecionados atuaram como pró-reitores na última gestão e permanecem em suas funções. São eles: Sandra Eleutério Campos Martins, pró-reitora de assuntos comunitários e estudantis (Proace); Wagner Roberto Batista, pró-reitor de ensino (Proens) e  Kedson Palhares, pró-reitor de planejamento (Proplan).  As outras pró-reitorias contarão com novos gestores com experiência nas respectivas áreas e que ao longo dos anos têm contribuído com seu trabalho na UFTM. São eles: Réa Silvia Kizewsky da Silva, pró-reitora de recursos humanos (PRORH); Maria Inês Martins, pró-reitora de administração (Proad); Carlo José Freire de Oliveira, pró-reitor de pesquisa e pós-graduação; e Fabrício Aníbal Corradini, pró-reitor de Extensão (Proext).

Ainda de acordo com o reitor, assim que for publicada a nomeação dos novos pró-reitores será realizada uma reunião geral com a equipe para discutir as ações do Plano de Gestão. “A ideia é manter aquilo que está dando certo e corrigir aspectos onde encontramos falhas. Uma das questões é desburocratizar os serviços, aproximar as pró-reitorias da comunidade UFTM, um trabalho com foco no usuário e no atendimento” finalizou.

 

Confira o perfil dos pró-reitores indicados:

PRÓ-REITORA DE ADMINISTRAÇÃO

Maria Inês Martins

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Mestrado pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Doutorado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Desde 1995 atua como docente no ensino superior, exercendo a função de Coordenadora do curso de Engenharia de Produção na Faculdade Pitágoras/Uberlândia (MG) de 2007 à 2010.

Ingressou na UFTM em 21 de dezembro de 2010, assumindo a Coordenação do curso de Engenharia de Produção de janeiro à julho de 2011. Posteriormente, exerceu a função de Coordenadora do curso de Engenharia Química de novembro de 2012 até fevereiro de 2014, participando de diversos Conselhos, Comissões e Fóruns de Gestão Acadêmica. Neste período foi responsável pela condução na elaboração do projeto pedagógico do curso de Engenharia Química para fins de reconhecimento junto ao MEC.

Exerceu o cargo de diretora substituta do Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas, gestão 2016 - 2018. Foi representante docente na Comissão Própria de Avaliação da UFTM (CPA) entre 2011 à 2018, atuando como Coordenadora dessa comissão  no período de 2013 à 2017, sendo responsável pela condução do processo de autoavaliação docente e institucional. Atualmente, atua como docente no Departamento de Engenharia Química -ICTE.

   

PRÓ-REITORA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS E ESTUDANTIS

Sandra Eleutério Campos Martins

Graduação em Letras (português/inglês), Mestrado e Doutorado em Linguística. Atuou na Educação Básica, por 27 anos, como professora, vice-diretora e diretora escolar, tanto na rede pública, como na particular. Atua como docente no ensino Superior, desde 1996, sendo os últimos treze anos, na Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Tem experiência como coordenadora de curso e como gestora do Curso de Licenciatura em Letras, na Universidade de Uberaba.

É Professor Adjunto, vinculado ao Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS, no Departamento de Linguística e Língua Portuguesa.

Possui inúmeros trabalhos publicados, na área de linguística e formação de professores.

   

PRÓ-REITOR DE ENSINO 

Wagner Roberto Batista

Graduado em Física e Pedagogia, mestre e doutor em Agronomia – Energia na Agricultura. Foi docente de Física no Ensino Médio da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, nos Sistemas de Ensino Anglo, Seta e Interativo, bem como docente de Física, Matemática e Estatística no Centro Paula Souza em Escolas Técnicas (ETEC's) e Faculdades de Tecnologia (FATEC's). 

Na UFTM, foi Coordenador do Curso de Engenharia Elétrica, Diretor Substituto do Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas - ICTE e Pró-Reitor de Ensino no período de 2014 à 2019. Como membro do Colégio de Pró-Reitores de Graduação da Andifes (COGRAD), foi Coordenador do COGRAD-Sudeste e Vice-Coordenador desse Colégio no mandato de 2017. 

É Professor Associado, vinculado ao Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas - ICTE,  no Departamento de Física Aplicada, ministrando aulas nos cursos de engenharias, além de atuar como professor do Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica da UFTM.

   

PRÓ-REITOR DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Fabrício Aníbal Corradini

Licenciado e bacharel em Geografia e mestre em Análise Regional e Ambiental pela Universidade Estadual de Maringá, e doutor em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista.

Foi diretor da Faculdade de Geografia e coordenador na implantação do curso de Geografia pelo Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor)/Capes, no Campus de Marabá, pela Universidade Federal do Pará. Em 2013, na UFTM, foi coordenador substituto do Departamento de Geografia, diretor pró-tempore do Campus Universitário de Iturama, coordenador substituto do curso de Geografia e Diretor de Gestão de Ensino na Proens. 

Atualmente, é docente associado do Departamento de Geografia/IELACHS e do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental da UFTM. É Líder do Grupo Gesta Água, com pesquisas nas áreas de mudanças ambientais quaternárias e geofísica. Desde 2013 acumula experiências de atividades extensionistas de saneamento básico em municípios do Triângulo Mineiro e municípios consorciados.

   

PRÓ-REITOR DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

Carlo José Freire de Oliveira

Médico Veterinário (UFRRJ), especialista em docência no ensino superior (UCDB), mestre, doutor e pós-doutor em Imunologia (USP). Foi chefe do departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia (DMIP-UFTM), coordenador do comitê de Ética em experimentação animal (CEUA-UFTM), coordenador do núcleo de biotérios (NUBIO-UFTM), coordenador do curso de Biomedicina e coordenador substituto da pós-graduação em Medicina Tropical e infectologia da UFTM.

É membro do conselho de ensino da Sociedade Brasileira de Imunologia - SBI, membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências, professor adjunto IV da disciplina de Imunologia junto à graduação e pós-graduação da UFTM e é bolsista de produtividade 1D do CNPq. É coordenador da empresa Junior BIOMEV e do jornal “Biomed informa”. Ainda, é editor associado da revista Anais da Academia Brasileira de Ciências, consultor Ad hoc do CNPq, CAPES, Czech Science Foundation, FAPEAMe de diversas revistas científicas nacionais e internacionais.

Desenvolve pesquisas (projetos individuais, em rede ou em institutos de pesquisa) financiadas pela FAPEMIG e pelo CNPq e possui publicações em revistas científicas nacionais e internacionais na área de doenças autoimunes e insetos vetores de doenças tropicais.

   

PRÓ-REITOR DE PLANEJAMENTO

Kedson Palhares

Graduado em Administração, possui especialização e mestrado na área de gestão.

Possui experiência de mais de 24 anos na vida pública, onde atuou em várias frentes, tais como, orçamento e custos, recursos humanos, suprimentos e planejamento. Também atua como professor de matemática em cursos técnicos através de cooperativas.

É administrador na UFTM e já atuou na Pró-Reitoria de Recursos Humanos e como Diretor do Departamento de Desenvolvimento Institucional da Pró-Reitoria de Planejamento. Desde agosto de 2018 foi nomeado Pró-Reitor de Planejamento.

   

PRÓ-REITORA DE RECURSOS HUMANOS

Réa Silvia Kizewsky da Silva

Graduada em Engenharia Elétrica e Matemática (Licenciatura Plena), especialista em Docência no Ensino Superior e mestra em Inovação Tecnológica.

Servidora da carreira de Técnico-Administrativo em Educação há 24 anos, ocupante do cargo de Técnico em Assuntos Educacionais da UFTM, com atuação em vários grupos de trabalho da IFES, relacionados à revisão e normatização de procedimentos administrativos, implementação de sistema eletrônico de informações, acompanhamento de recomendações da Controladoria Geral da União –CGU.

Na UFTM, atuou como Diretora do Departamento de Licitações e Contratos, Assessora Técnica da Pró-Reitoria de Administração, Substituta da Pró-Reitora de Administração e Coordenadora Substituta do Centro de Educação a Distância.

 

 

0
0
0
s2sdefault
registrado em:
Assunto(s): pró-reitores , reitoria ,
Fim do conteúdo da página