Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Internacionalização

Prova de Proficiência em Língua Portuguesa é realizada na UFTM

Publicado: Quarta, 16 de Outubro de 2019, 16h47


A Universidade Federal do Triângulo Mineiro recebeu nesta quarta-feira, 16, candidatos de diferentes nacionalidades que vieram participar do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros - Celpe-Bras. Nesta edição da prova, a UFTM é um dos locais de aplicação do exame que tem como público-alvo estrangeiros e refugiados que queiram comprovar proficiência em língua portuguesa brasileira para fins educacionais, profissionais ou outros.

De acordo com a coordenadora do posto aplicador na UFTM, professora Juliana Bertucci Barbosa, foram 29 inscritos de diferentes nacionalidades, candidatos da Colômbia, Costa do Marfim, Venezuela, México, Irã, Haiti, entre outros países. São estrangeiros que residem em diversas partes do país e vieram fazer a prova na UFTM. O exame é de natureza comunicativa. Isso significa que não se busca aferir conhecimentos a respeito da língua, por meio de questões sobre a gramática e o vocabulário, mas sim a capacidade de uso dessa língua. A competência do candidato é, portanto, avaliada pelo seu desempenho em tarefas que se assemelham a situações que possam ocorrer na vida real.

A prova é composta da parte escrita, realizada na manhã desta quarta-feira, 16, e da parte oral que realizada no período da tarde e na quinta-feira, 17.


Parte da equipe da UFTM que trabalha na aplicação do exame

Fotos: Luís Adolfo/UFTM

0
0
0
s2sdefault
registrado em:
Fim do conteúdo da página