HC-UFTM

HC-UFTM participou do 1º Mutirão Nacional da Rede Ebserh

Publicado: Quarta, 30 de Novembro de 2016, 11h36
HC-UFTM fez parte do 1.º Mutirão Nacional da Rede Ebserh

O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro fez parte, no dia 30 de novembro, do 1º Mutirão Nacional da Rede Ebserh - ação com o objetivo de realizar cirurgias, exames, consultas e ações educativas em 39 hospitais universitários federais vinculados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.

A participação do HC-UFTM consistiu em procedimentos cirúrgicos para correção de catarata e retirada de vesícula biliar. Foram dez pacientes operados de catarata e dez de vesícula. Todos já eram acompanhados, respectivamente, pelos ambulatórios de Oftalmologia e de Cirurgia do Aparelho Digestivo da unidade hospitalar.

“O mutirão é uma forma de agilizar a demanda. Esperamos que esta seja a primeira de muitas iniciativas desse tipo, a fim de melhorar o fluxo desses procedimentos”, comenta Firmani Mello Bento de Senne, chefe da Unidade de Cabeça e Pescoço HC-UFTM, que coordenou as cirurgias de catarata.

Indicações

Morador de Água Comprida/MG, o trabalhador rural João Rodrigues da Silva, de 77 anos, foi um dos que passaram pelo procedimento corretivo de catarata durante o mutirão. Segundo ele, a esperança é de que o procedimento reverta os efeitos de visão fosca e embaralhada que a doença causa. O paciente relata estar feliz pela possibilidade de voltar a enxergar bem, deixando de lado o medo de piora do quadro.

A cirurgia de catarata consiste na substituição do cristalino opaco - lente situada atrás da íris - por uma prótese transparente que favoreça a passagem de estímulos luminosos para o interior do olho. Já a remoção de vesícula biliar é necessária quando há cristais ou cálculos causando inflamação.

O cirurgião Juverson Alves Terra Júnior, que coordenou os procedimentos de vesícula no mutirão, destaca que foi utilizada uma técnica minimamente invasiva que projeta, com auxílio de uma microcâmera, a imagem ampliada da área operada em uma tela, reduzindo significativamente a necessidade de incisão abdominal.

Unidade de Comunicação HC-UFTM

Assunto(s): Hospital de Clínicas