Cooperação Internacional

Professora da UFTM participa de reuniões visando a cooperações internacionais com instituições de Moçambique

Publicado: Sexta, 22 de Novembro de 2019, 13h56

A docente da UFTM, professora Marinalva Barbosa, em conjunto com docentes da Faculdade de Educação da USP, Universidade Estadual de Ponta Grossa e Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo, no período de 9 a 16 de novembro, esteve em Maputo, capital de Moçambique, na Faculdade de Ciências da Educação e Psicologia - FACEP, para participar do Seminário Metodológico de Pesquisas e Gestão da Educação e de reuniões visando ao estabelecimento de cooperações internacionais.

De acordo com a docente, no âmbito da programação do seminário, foram feitas apresentações das universidades brasileiras participantes, das áreas de conhecimento existentes em cada uma delas e das possibilidades de cooperação. Além disso, foram realizadas reuniões com docentes-gestores da Universidade Pedagógica de Maputo e do Instituto Superior Maria Mãe de África. Nessas reuniões, foram pautadas de forma específica as possibilidades de cooperações envolvendo a realização de eventos acadêmicos, desenvolvimento de projetos, pesquisas e intercâmbio entre programas de pós-graduação. Há o interesse das instituições moçambicanas em estabelecer diálogo com diversas áreas para parcerias em projetos.

Da programação do Seminário, a docente da UFTM participou como ministrante da oficina sobre “Análise de documentos na pesquisa qualitativa” e da mesa-redonda sobre Leitura e escrita no Ensino Superior. Como parte da programação do evento, os docentes brasileiros também visitaram escolas públicas na região de Maputo com o objetivo de conhecer as metodologias de ensino usadas pelos professores para ensinar a língua portuguesa em contexto multilinguístico.

Foto: Divulgação/UFTM