Extensão Universitária

Projeto de extensão da UFTM participa de reunião nacional da rede Dataluta

Publicado: Quinta, 05 de Dezembro de 2019, 08h59

A 13º Reunião Nacional Anual da Rede Dataluta está sendo realizada entre os dias 2 e 6 de dezembro de 2019 na Unesp, São Paulo. O evento é para pesquisadores e camponeses. A Rede Dataluta é composta por um coletivo de pesquisadores que mantém atualizado um banco com informações, em escala nacional, sobre ocupações de terra, assentamentos rurais, movimentos socioterritoriais, estrutura fundiária, estrangeirização de terras e Jornadas Universitárias em Defesa da Reforma Agrária (JURA).

As pesquisas desenvolvidas pela Rede Dataluta resultam de uma parceria entre o NaTERRA (Núcleo de Estudos Territoriais e Agrários), UFTM, e o Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma Agrária (NERA) da Universidade Estadual Paulista, da Faculdade de Ciências e Tecnologia - Campus da UNESP de Presidente Prudente.

O objetivo da pesquisa é registrar os dados da luta pela terra no Brasil, de forma a contribuir com o debate sobre a política de reforma agrária. O projeto de extensão Dataluta-MG é desenvolvido pelo NaTERRA desde 2015, sob coordenação da professora Janaina Francisca Vinha, do departamento de Geografia (IELACHS/UFTM).