Aberta exposição de mandalas com técnica do pontilhismo na UFTM

Publicado: Quarta, 22 de Janeiro de 2020, 10h22

O Centro Cultural da UFTM e o Programa Interfaces entre Artes, Ciências & Matemática da UFTM realizam a exposição itinerante "O Ponto Final do Silêncio", de 17 de janeiro a 13 de fevereiro, das 8 às 21 horas, no saguão do Centro Educacional da UFTM. No mês de março, a instalação estará na Biblioteca Municipal de Uberaba “Bernardo Guimarães”, depois segue para o Complexo Cultural e Científico de Peirópolis.

A instalação é apresentada à comunidade interna da UFTM, a professores e estudantes da educação básica e para todos aqueles que, de alguma forma, interessam-se por artefatos produzidos no âmbito da arte e cultura que é o objetivo da mostra.

A exposição apresenta a produção de mandalas baseadas na adaptação da técnica do pontilhismo. Ao todo são 21 obras. A técnica de pintura foi utilizada no movimento impressionista que surgiu no século XIX na pintura francesa. As figuras são elaboradas por meio da união de pontos de tintas com o intuito de fazer o expectador perceber e formar imagens com a mistura das cores. “As intervenções práticas possibilitaram o envolvimento de múltiplos saberes, a tradição do simbolismo das mandalas envolve o poder de proteção, criatividade e autonomia. Ao longo do processo de confecção, a concentração no momento de produção faz com que o silêncio permeie o ambiente habitado”, explicou o professor Alberto Costa, coordenador da mostra. A ação educativa foi aplicada aos alunos do curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFTM no segundo semestre de 2019.