Extensão Universitária

Empresas juniores da UFTM se unem em ações solidárias

Publicado: Quinta, 09 de Julho de 2020, 10h42

O projeto de extensão universitária de 14 empresas juniores – “EJs Solidárias”, vinculadas à Universidade Federal do Triângulo Mineiro, sob coordenação do Núcleo de Empreendedorismo - NuEmp, promove ações sociais, como campanha de arrecadação de cestas básicas e contribuições financeiras por meio de doações on-line em Uberaba.

O intuito é mitigar os impactos da pandemia causada pelo coronavírus (COVID-19), ajudando cerca de 200 famílias necessitadas que moram em bairros periféricos de Uberaba e famílias de alunos da UFTM, residentes no município e que necessitam de apoio. A ação social também visa converter recursos financeiros arrecadados em materiais e utensílios básicos para o Hospital de Clínicas/UFTM. “Por fim, objetiva-se por meio deste projeto adquirir aprendizado e experiência de modo a transferir o ensino-aprendizagem a outros discentes para elaboração de novas ações desse contexto”, afirmou o professor Arnaldo José Rosentino Junior, coordenador do projeto e do Núcleo de Empreendedorismo da Universidade.

Metodologia da ação

A primeira fase a ser realizada, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social de Uberaba -Seds e a UFTM, é a realização do mapeamento das famílias que serão beneficiadas, com enfoque nos alunos da Universidade e demais habitantes da cidade, de acordo com bancos de dados já existentes. No que tange ao auxílio a ser prestado para o HC/UFTM, serão identificados os materiais em falta e atender, dentro das possibilidades, aqueles mais críticos.

A segunda fase do projeto se dá na definição de como as doações para a campanha serão recebidas. Neste sentido, destaca-se a possibilidade de doação por uma empresa parceira de forma anônima ou identificada em uma arrecadação de contribuição em dinheiro on-line. Como forma de reconhecimento, a empresa será divulgada no Instagram da ação social, de acordo com o valor doado. Com isso, tem-se a identidade visual da campanha e o nome “EJs Solidárias”.

O próximo passo é buscar potenciais parceiros para a ação. Esse mapeamento será feito por meio do banco de clientes das empresas juniores ou ainda de empresas conhecidas da cidade de Uberaba, como supermercados, lojas e indústrias. O contato será realizado pela EJ que fez a indicação e será explicado o objetivo da ação.

Como fase final, encontra-se a distribuição dos alimentos arrecadados para as famílias beneficiadas, que se dará em parceria com a Seds. Para fins de transparência, todas as arrecadações serão amplamente divulgadas nos canais de comunicação da ação.

Para alcançar os propósitos do projeto, as empresas juniores estabelecerão mais cooperações. O Parque Tecnológico de Uberaba e o Movimento Juntos por Uberaba apoiarão o projeto com suporte na prospecção de arrecadações, por meio de uma ampla divulgação.

Os e-mails para contato são O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Acesse a página nas redes sociais: