Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Pesquisa

Pesquisa da UFTM investiga manifestações neurológicas decorrentes da COVID-19

Publicado: Quarta, 15 de Julho de 2020, 09h01

 

Pesquisa sobre as manifestações neurológicas na COVID-19, desenvolvida pelo Departamento de Fisioterapia Aplicada e pelo Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da UFTM, aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa - CEP da UFTM e já em andamento, vem realizando coleta de informações que seguirão até julho de 2021. O objetivo é elaborar um protocolo padronizado das manifestações neurológicas e verificar a evolução dessas manifestações em um ano da doença causada por SARS-Cov-2.

Segundo os responsáveis pela pesquisa, as alterações neurológicas decorrentes do SARS-CoV-2 podem ter impactos negativos na funcionalidade a longo prazo, seja por alterações do sistema nervoso central ou periférico. Não há atualmente nenhum estudo que avaliou e acompanhou os sintomas neurológicos nessa situação com ferramentas objetivas de avaliação. Afirmam que o conhecimento atual sobre a COVID-19 está em constante evolução, sendo que os aspectos neurológicos, clínicos e funcionais após a infecção ainda não foram estudados. Acreditam também que implantar protocolos unificados em rede sobre o monitoramento dos sintomas neurológicos compreendendo funções cognitivas, sensoriais e motoras podem esclarecer a evolução e o impacto da SARS-CoV-2 na população.

Poderão participar da pesquisa indivíduos que tenham recebido diagnóstico de COVID-19 por meio de exame simples ou PCR e idade acima de 18. A maneira inicial de participar da pesquisa é respondendo ao questionário por meio do preenchimento do FORMULÁRIO. Ao responder o questionário, o voluntário poderá ser contatado para participar de uma avaliação neurológica presencial gratuita, ocasião em que assinará um termo de consentimento. Todas as informações são de caráter confidencial.

Dúvidas ou informações complementares poderão ser obtidas pelos seguintes e-mails:

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

0
0
0
s2sdefault
Fim do conteúdo da página