Extensão Universitária

Inscrições reabertas para o 9º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária

Publicado: Quinta, 22 de Outubro de 2020, 09h53

Interessados de todo o país em apresentar à sociedade suas experiências no 9º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (Cbeu) podem se inscrever no site oficial do evento. O 9º Cbeu acontecerá nos dias 10 e 11 de março de 2021 em novo formato, com transmissão, ao vivo, pelas plataformas digitais.

A 9ª edição, agendada anteriormente para 15 a 17 de julho de 2020, no campus Pampulha da UFMG, teve a realização presencial suspensa em função da pandemia da  Covid-19.

A programação será integralmente gratuita e contará com redes de conversas com a apresentação de trabalhos, 21 mesas-redondas com temáticas diversas e específicas, lançamento e exposição de produtos de extensão universitária, além de atrações culturais que estarão integradas, em 2021, ao Festival de Verão da UFMG. A programação está disponível no site do evento e será transmitida, ao vivo, pelo YouTube da Pró-reitoria de Extensão da UFMG (abertura e encerramento) e plataforma Microsoft Teams.

Inscrições

As inscrições reabertas de ouvintes vão até 11 de março de 2021. O prazo para a submissão de resumos, para as redes de conversas, vai até 10 de novembro de 2020. Os interessados em participar como avaliadores ad hoc dos resumos têm até 10 de novembro de 2020 para manifestar interesse. Já o prazo de inscrições de mediadores das redes de conversa vai até 19 de novembro deste ano.

A organização do evento esclarece que os participantes que se inscreveram ou submeteram resumos anteriormente – até a suspensão do evento presencial – não precisarão fazê-lo novamente.

Direitos humanos e pandemia

O Cbeu virtual terá como tema Redes para promover e defender os direitos humanos e contará com a participação de estudantes, professores, pesquisadores, técnico-administrativos em educação, profissionais de diversas categorias, além de representantes de políticas públicas, entidades e movimentos sociais do país.

“O objetivo principal será debater a efetividade dos direitos humanos, os desafios e rumos da extensão universitária no país, sobretudo,  em um momento desafiador para as universidades públicas e para a sociedade brasileira que enfrenta atualmente uma de suas piores crises”, destaca Glaucinei Rodrigues Corrêa, membro do comitê organizador do 9º Cbeu e diretor de Apoio à Gestão da Extensão (Dage) da Pró-reitoria de Extensão da UFMG.

Rede de instituições

O 9º Cbeu é promovido pela UFMG e a Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) em parceria com diversas instituições de ensino do país. Pela primeira vez, o congresso conta com o apoio de uma rede de instituições.

Fazem parte dessa rede a Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade Federal de Lavras (UFLA), Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), além da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

Integram também a rede a Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI/MG), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), bem como o Instituto Federal Sudeste de Minas (IF Sudeste MG), Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Instituto Federal Triângulo Mineiro (IFTM), Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSuldeMinas), Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-MG) e a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep).

O evento é realizado a cada dois anos por universidades de diversas regiões do país. A primeira edição ocorreu em 2002, em João Pessoa, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O último encontro foi em 2018, em Natal, Rio Grande do Norte, e reuniu, segundo os organizadores, cerca de nove mil pessoas.

Para mais informações, acesse www.ufmg.br/cbeu

Dúvidas podem ser esclarecidas também pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou telefone (31) 3409-3215

Siga as redes sociais do evento:

Instagram: www.instagram.com/extensaoufmg

Facebook: www.facebook.com/extensaoufmg

YouTube: www.youtube.com/extensaoufmgCanal

Twitter: twitter.com/extensaoufmg

Fonte: Assessoria de Comunicação/Pró-reitoria de extensão/Universidade Federal de Minas Gerais

Imagem: UFMG