UFTM participa de Projeto Rondon no Tocantins

Publicado: Sexta, 20 de Janeiro de 2017, 07h34
Equipe da UFTM do Projeto Rondon - Operação Tocantins

A UFTM participa de mais uma Operação do Projeto Rondon: a Operação Tocantins. É a primeira oportunidade que oito alunos de cursos de graduação da Universidade têm de participar de uma Operação como essa. Com recurso do Ministério da Defesa, a participação da Universidade estará no conjunto de ações “B”: Comunicação, Meio Ambiente, Trabalho, Tecnologia e Produção, aprovada em edital. A operação começa hoje, 20 de janeiro e termina dia 5 de fevereiro de 2017, no município de Fátima, no Tocantins.

A equipe estará sob a coordenação dos professores Daniel Fernando Bovolenta Ovigli, do Icene, e Karina Pereira, do ICS. Os alunos que viajam são Ana Laura Bastos Machado, Camila Pessoa Pinto e Emiliany Leão Castro, do curso de Engenharia Civil, Erick Takahama Kitada, do curso de Engenharia de Produção, Heuler Hordones Chaves, do curso de Engenharia Ambiental, Júlia Rego Maresti e Thays Alessandra Batista, do curso de Fisioterapia, e Vitória Eugênia Martins, do curso de Enfermagem.

Estão previstas as realizações de várias oficinas ao longo do período em que a equipe estará na cidade de Fátima como redação, compostagem, segurança alimentar, tornar água própria para consumo humano, entre outras. O Projeto Rondon prevê a busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades socioeconomicamente desfavorecidas, de modo a ampliar o bem-estar da população e, em particular, a aproximação de estudantes universitários com a realidade do país a partir do desenvolvimento de ações extensionistas, tendo em vista a formação de multiplicadores nos municípios de abrangência das operações.

Foto: L.Adolfo/UFTM