Cultura

Programa de extensão dá continuidade a atividades em prol do Artesanato de Uberaba

Publicado: Quinta, 17 de Junho de 2021, 09h17

O projeto "Identidade do Artesanato de Tradição Cultural Uberaba (MG)", vinculado ao programa de extensão universitária “Interfaces entre Artes, Ciências & Matemática”, promoveu a roda de conversa virtual: “Artesanato de Tradição Cultural de Uberaba”, no último dia 29 de maio, via Google Meet. O evento contou com a presença de artesãs e artesãos do município de Uberaba MG, que estão participando das etapas do projeto em prol da valorização e difusão do artesanato de tradição de Uberaba, com o objetivo de fortalecimento da linha de investigação e produção: inventário do patrimônio histórico, cultural material e imaterial da região.

Segundo o coordenador do programa, professor Alberto Luiz Pereira da Costa, vinculado ao Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação – Icene, o artesanato faz parte da cultura local e apresenta uma riqueza no saber e fazer artesanal, em distintas manifestações. O artesanato e as artes em geral representam ações desenvolvidas por artesãos, artesãs e artistas que vivem da atividade econômica desse setor, muitas vezes promovendo e contribuindo com a atividade turística na região.

Dessa forma, a valorização do artesanato de Uberaba, por meio do projeto “Identidade do Artesanato de Tradição Cultural de Uberaba (MG)”, é essencial, uma vez que pretende trabalhar na direção da disseminação e desenvolvimento do setor, ou seja, as expressões e produções são patrimônios culturais que precisam de incentivo de políticas públicas e transformadoras para esta comunidade.

Ainda segundo o professor Alberto, estão previstas diversas ações futuras na programação para o segundo semestre, como “Ações Comunitárias: Artesanato e Design”, com data ainda a ser programada, e “Sobre o(s) Conceito(s) de Cultura Popular”, com a presença do professor Francisco Claudio Alves Marques, da UNESP, com data prevista para 7 de outubro de 2021.

Conheça o “Programa Interfaces entre Artes, Ciências & Matemática” nas redes sociais:

www.facebook.com/programainterfacesuftm

www.instagram.com/programainterfacesuftm

Mais informações poderão ser consultadas pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Imagem: Coord. Projeto