Extensão Universitária

Projeto de extensão da Agronomia distribui mudas de capim para produtores da região de Iturama

Publicado: Segunda, 26 de Julho de 2021, 10h36

O Projeto de extensão universitária “Capim na Medida Certa” irá doar mudas do Capim-elefante BRS Kurumi para produtores rurais da região de Iturama. Os produtores interessados em receber a doação dessas mudas devem realizar o cadastro por meio do link https://bit.ly/tecnopec-kurumi a partir do dia 1º de agosto. Serão atendidos os primeiros 100 inscritos com uma quantia de 50 mudas por produtor.

A doação para plantio faz parte de uma das três das etapas do projeto, que é coordenado pela docente do curso de Agronomia Paula de Aguiar Silva e desenvolvido pela equipe do Núcleo de Estudos em Tecnologia na Pecuária (TecnoPec), juntamente com demais servidores e alunos da UFTM, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Iturama.

Na primeira fase do projeto, são realizados estudos sobre a melhor forma de produção das mudas pré-brotadas da BRS Kurumi, utilizadas para pastagem de gado bovino. Na segunda fase, essas mudas serão levadas para o campo e avaliadas quanto ao seu “pegamento” sob diferentes formas de plantio. Na terceira fase, será avaliado seu desenvolvimento sob diferentes formas de manejo e estratégia de utilização na alimentação animal. “A fim de difundir a tecnologia e fomentar o papel da Universidade como instituição de ensino, pesquisa e extensão, um dos objetivos deste projeto será a doação de mudas aos produtores da região e posteriormente divulgação dos resultados obtidos”, explicou a professora Paula Silva.

Capim-elefante BRS Kurumi

O Capim-elefante BRS Kurumi foi desenvolvido pelo Programa de Melhoramento Genético de Capim-elefante da Embrapa e apresenta porte baixo (anão), sendo adaptada para uso sob pastejo. De acordo com a Embrapa, caracteriza-se por apresentar elevada proporção de folhas e pequeno alongamento do colmo e elevado valor nutritivo, com teores de 20,5% de proteína bruta, 53,6% de fibra em detergente neutro e 59,7% de nutrientes digestíveis totais. Com base nessa composição química, estima-se que a planta apresente potencial para suplementação energética para vacas em lactação, manejadas em pastagem de capim elefante BRS Kurumi.

Fotos: Paula de Aguiar Silva/arquivo pessoal