Extensão Universitária

Projeto de extensão realiza mesa-redonda e lançamento de livro nesta segunda-feira

Publicado: Segunda, 20 de Setembro de 2021, 13h00

Na noite desta segunda-feira, dia 20 de setembro, às 19h, o Projeto de Extensão Universitária  Jornadas "A corrosão da democracia e as novas formas de autoritarismo" abrirá espaço para o lançamento do livro “A demolição da construção democrática da educação no Brasil sombrio”, pela Editora Zouk, organizado pelas professoras Idalice Ribeiro Silva Lima e Régia Cristina Oliveira.

Na sequência, será realizada a mesa-redonda "Educação do campo e indígena sob ataque", mediada pela professora Idalice Ribeiro Silva Lima, e com a participação das professoras Janaina Francisca de Souza Campos Vinha (UFTM), Daniele Cristina Souza (UFTM), Régia Cristina Oliveira (EACH/USP) e do doutorando em Relações Internacionais, Daniel França Oliveira (PUC-RJ), que contribuíram no livro com capítulos que discutem o tema da mesa.

Segundo os organizadores, as professoras Janaína e Daniele apresentarão seus estudos sobre “a conjuntura agrária e o desmantelamento da construção da educação do/no campo, destacando as ofensivas contra essa conquista dos grupos populares do campo e a importância da escola do campo como um projeto contra-hegemônico assentado nos interesses e nas reivindicações dos trabalhadores campesinos, que têm sido minados por atores antidemocráticos”.

Ainda conforme os organizadores, na sequência, a professora Régia e o pesquisador Daniel discutirão “a política de Bolsonaro para a educação (evangelizadora) indígena a partir de sua localização no que Viveiros de Castro conceitua como ofensiva final aos povos indígenas e do modo como o neoliberalismo e o neoconservadorismo operam localmente a partir de íntimas conexões entre a expansão da propriedade privada, do moralismo e do racismo, assim como as narrativas do atual governo no processo de demolição das instituições nacionais de proteção aos povos indígenas, seus territórios e sua cultura”.

O evento será transmitido ao vivo pelo Canal YouTube do LAFICS/UFTM e poderá ser acessado diretamente clicando no seguinte link:  https://www.youtube.com/watch?v=hPhBVZkk_nE

Para a obtenção de certificados, a comissão organizadora solicita que o(a)s interessado(a)s preencham o FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO.

Mais informações estão disponíveis nas redes sociais:

- Jornadas “A corrosão da democracia e as novas formas de autoritarismo” no @facebook

- GEPPEC/LAFICS no @facebook

O Projeto de Extensão Universitária Jornadas "A corrosão da democracia e as novas formas de autoritarismo" é coordenado pelo professora Idalice Ribeiro Silva Lima e é uma realização do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educação e Cultura - GEPPEC e Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Filosofia e Ciências Sociais  -LAFICS, do Departamento de Filosofia e Ciências Sociais vinculado ao Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS. Apoiam o evento o Grupo de Pesquisa Feminismo Materialista - INCIS-UFU e o Núcleo de Estudos de Gênero - INHIS/INCIS-UFU.

Mais informações ou eventuais dúvidas poderão ser consultadas pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.