10ª Feira de Profissões acontecerá de maneira on-line em outubro

Publicado: Terça, 21 de Setembro de 2021, 13h46

De 4 a 8 de outubro deste ano, concomitante à 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e à 1ª Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação na UFTM, ocorrerá a 10ª Feira de Profissões, evento que, nesta edição, devido à pandemia, será on-line e transmitido pelo YouTube no Canal SeMEC  TV Onda da UFTM.

Durante o decorrer da semana, serão disponibilizados alternadamente vídeos informativos sobre os cursos e serão apresentadas palestras sobre temas como ingresso na UFTM, auxílios estudantis e projetos dos quais ingressantes podem ter a oportunidade de participar.

Segundo os organizadores, a Feira de Profissões é um evento já tradicional na Instituição. Em 2020, devido à pandemia, não ocorreu, mas neste ano se realizará adaptada de maneira on-line, contornando desafios do distanciamento físico imposto pelo atual momento, mas persistindo, uma vez que o principal objetivo da Feira é aproximar o contato dos alunos das escolas públicas e privadas com a universidade.

A Feira de profissões, em sua décima edição, também tem como objetivo proporcionar a interação entre alunos e professores dos cursos técnicos e de graduação,  motivar os alunos a ingressarem na universidade, esclarecer dúvidas referentes aos cursos pretendidos e oferecer informações que possibilitem uma escolha profissional assertiva. A importância do evento reside na possibilidade de a UFTM divulgar seu trabalho em uma interação mais próxima com a comunidade externa. Segundo a diretora da Divisão de Apoio ao Ensino da Pró-Reitoria de Ensino – Daen/Proens, Marília Gabriela Oliveira Santos , a “Feira de Profissões busca motivar aqueles que desejam ingressar em um curso de técnico ou de graduação e mostrar para a comunidade externa que a UFTM está de braços abertos para recebê-los".

Para o pró-reitor de Ensino da UFTM, professor Wagner Roberto Batista, a Feira de Profissões da UFTM proporciona um momento ímpar em que a Universidade se volta para a comunidade de forma uníssona com seus docentes, servidores técnico-administrativos e discentes,  apresentando seus cursos técnicos e de graduação àqueles que têm interesse em cursá-los. "Oportuniza-se, assim, o subsídio de informações importantes que podem auxiliar os alunos da educação básica ou mesmo os que desejam continuar seus estudos, na definição de qual curso buscar, realizando o sonho do estudar num curso técnico ou superior, gratuito e de altíssima qualidade. Infelizmente, mas necessário devido à pandemia, esta edição da Feira ocorrerá em formato remoto. Contudo, acreditamos e desejamos que a próxima edição aconteça nos padrões de normalidade que tanto estimamos, como o presencial", destacou professor Wagner.

Conforme já noticiado pela Comunicação social da UFTM, na última edição presencial da Feira de Profissões, ocorrida em 2019, cerca de 5.000 pessoas estiveram visitando os 34 estandes, com equipes dos cursos de graduação da UFTM, cursos técnicos do Cefores, programas e projetos de ensino, empresas juniores e ligas acadêmicas. Entre os visitantes, milhares eram estudantes de escolas de Ensino Médio da cidade, com a disponibilização, inclusive de um ônibus da UFTM, que foi disponibilizado para auxiliar no transporte de estudantes de algumas escolas públicas da cidade até o evento.

15h Abertura com o pró-reitor de Ensino, professor Wagner Roberto Batista
20h Apresentação de vídeos sobre os cursos UFTM

18h Apresentação da Pró-Reitoria de Ensino

11h Apresentação de vídeos sobre os cursos da UFTM
13h  Apresentação da Divisão de Processo Seletivo Discente
17h Apresentação de vídeos sobre os cursos UFTM

13h Apresentação da Pró-Reitoria de Ensino
17h Apresentação de vídeos sobre os cursos da UFTM

14h e 15h Apresentação de vídeos sobre os cursos UFTM

> Mais informações ou eventuais dúvidas poderão ser consultadas pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.