Aviação

Projeto de extensão da UFTM fez parte de esforço conjunto que resultou em novos voos para Uberaba

Publicado: Terça, 21 de Setembro de 2021, 10h47

Um projeto de extensão desenvolvido na UFTM entre 2018 e 2019, intitulado Avaliação de Mercado do Aeroporto Mário de Almeida Franco - Uberaba, levantou aspectos sobre a demanda de passageiros para o Aeroporto de Uberaba - Mário de Almeida Franco, com o objetivo de propor novas rotas e assim atrair novos passageiros. O resultado do trabalho fez parte dos esforços que resultaram em novos voos para Uberaba, anunciados para iniciarem em novembro deste ano

O projeto de extensão foi coordenado pela pesquisadora, Viviane Adriano Falcão, que na época atuava como docente do Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas – ICTE da UFTM.  Atualmente, a pesquisadora é docente na Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. O Projeto foi desenvolvido em parceria com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária – Infraero e intitulado Avaliação de Mercado do Aeroporto Mário de Almeida Franco - Uberaba, Minas Gerais, sendo “Decola Uberaba” o nome do projeto junto à Infraero.

De acordo com o projeto, foi constatada a diminuição no movimento de passageiros no aeroporto desde 2015. “O nosso intuito foi entender o porquê de a demanda do aeroporto estar diminuindo, sendo que dos aeroportos de porte semelhante estavam aumentando”, explicou Viviane. Com base nesses dados, a equipe envolvida no projeto buscou desenvolver um trabalho comparativo com os aeroportos concorrentes, analisando dados como origem e destino dos voos, assim como dados socioeconômicos (PIB, renda per capita, Índice de Desenvolvimento Humano –IDH). O projeto propôs também um modelo econométrico, modelo observacional que permite estimar as tendências econômicas futuras, com o objetivo de representar a demanda de passageiros aeroportuários de Uberaba. O projeto concluiu, entre outros aspectos, a necessidade de novas rotas e a cidade de São Paulo como a rota mais demandada pelos entrevistados (60%).

O projeto de extensão contou com a colaboração do docente Antonio Carlos Evangelista, na ocasião professor substituto da UFTM, e dos discentes da UFTM, na época, Ailton Cícero dos Santos Júnior; Ana Luisa Caixeta Silva; Caroline Gobbo Almeida; Lara de Oliveira Vieira e Matheus Zamboni Zaffalon. Colaboraram também no projeto Francisco Gildemir Ferreira da Silva, docente da Universidade Federal do Ceará - UFC e Nathane Ana Rosa Negri, discente do Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA.

"A finalização do projeto com resultados tão positivos e importantes para o município de Uberaba atende um dos objetivos da Universidade Pública que é a extensão universitária. Trabalhos desse gênero, sem recursos financeiros envolvidos, são um importante retorno da Universidade para a sociedade como um todo", finalizou a coordenadora do projeto.

Mais informações:

Notícia publicada pela Infraero - AEROPORTO DE UBERABA PASSARÁ A CONTAR COM NOVOS VOOS

Artigo publicado em evento acadêmico com dados sobre o projeto - pgn.11 (http://sitraer.cic.unb.br/wp-content/uploads/2020/06/ANAIS-SITRAER-2019.pdf)