Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
HC-UFTM

HC-UFTM apresentou projetos especiais ao secretário municipal de Saúde

Publicado: Quarta, 22 de Fevereiro de 2017, 10h37

A Direção do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro recebeu, na manhã de 22 de fevereiro, a primeira visita oficial do secretário municipal de Saúde Iraci Neto, empossado em janeiro pelo prefeito Paulo Piau. 

Reunião foi presidida pela reitora Ana Lúcia de Assis Simões e pelo superintendente Luiz Antônio Pertili Rodrigues de Resende
Reunião foi presidida pela reitora Ana Lúcia de Assis Simões e pelo superintendente Luiz Antônio Pertili Rodrigues de Resende

Presidida pela reitora Ana Lúcia de Assis Simões e pelo superintendente Luiz Antônio Pertili Rodrigues de Resende, a reunião contou com a participação de chefes de setores e unidades estratégicas do HC, incluindo os gerentes de Atenção à Saúde, Murilo Antônio Rocha; Administrativo, Augusto César Hoyler; e de Ensino e Pesquisa, Dalmo Correia Filho.

Abrindo a sessão, o superintendente deu as boas-vindas ao secretário, reafirmando a posição do Hospital de Clínicas como parceiro da Pasta. “Nossa instituição está de portas abertas para colaborar no desenvolvimento de projetos que tenham os melhores efeitos possíveis na saúde de Uberaba e da macrorregião”, afirmou. 

No mesmo sentido, a reitora expôs que a relevância das boas relações entre o HC e a Secretaria Municipal de Saúde está no aperfeiçoamento do elo entre ensino, saúde e comunidade, refletindo numa assistência mais efetiva às necessidades dos pacientes e também na boa formação de recursos humanos na área da saúde.

Desafios e possibilidades

Iraci Neto destacou que estabelecer parcerias é essencial para que sejam atingidos os objetivos da Secretaria. Considerou, adicionalmente, alguns desafios conjunturais e econômicos da atualidade, bem como as potencialidades do fortalecimento da atenção básica e do aprimoramento da gestão do sistema de saúde.

“A importância do Hospital de Clínicas para Uberaba é imensa. É indispensável o estabelecimento de relações pautadas na transparência e no diálogo, em busca de condições de estrutura que proporcionem o melhor serviço à população”, avaliou Iraci Neto. 

O secretário ponderou, também, que a crise no mercado de trabalho aumentou a demanda sobre os hospitais públicos, devido à migração de pessoas dos planos de saúde para o atendimento no SUS. “Isso faz com que seja necessário pensar em alternativas para reequilibrar os diferentes níveis de assistência, como uma atenção básica resolutiva e a abertura do Hospital Regional”, disse.

Na sequência, a equipe da Gerência de Ensino e Pesquisa HC-UFTM apresentou dois projetos estratégicos ao secretário: o Centro de Atenção Integrada em Saúde - Cais - e o Programa de Atenção Domiciliar. O primeiro, já em funcionamento, aguarda assinatura de Convênio com a Secretaria. O segundo, em fase de elaboração, pretende contribuir para a saúde do município como uma estratégia assistencial sem internação hospitalar.

Cais

Inaugurado em setembro de 2016, já apresenta capacidade de 400 atendimentos semanais. A unidade assistencial está localizada na Av. Orlando Rodrigues da Cunha, nº 2.223, no bairro Abadia e atende mediante agendamento prévio, inserindo em práticas da atenção básica estudantes de ensino técnico do Centro de Educação Profissional - Cefores - e de graduação, pós-graduação e residências da UFTM, com ênfase no desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão. 

O Centro conta com equipe multiprofissional que inclui médicos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e profissionais de educação física. Na primeira fase, têm sido desenvolvidas ações voltadas para a atenção à criança e ao idoso. Futuramente, pretende-se incluir o pré-natal de risco habitual, banco de leite, saúde do adulto e mental.

Em contrapartida, prevê o convênio que a Prefeitura seja responsável pela manutenção, reforma e adequações da infraestrutura e dos sistemas de tecnologia, segurança predial interna e externa, recursos humanos terceirizados para segurança e limpeza, medicamentos e assistência farmacêutica.

Programa de Atenção Domiciliar

Em fase de elaboração, consiste em uma alternativa assistencial extra-hospitalar destinada a pessoas com dificuldades temporárias ou definitivas de sair de casa, bem como para aquelas em situações nas quais a atenção domiciliar é a mais indicada. 

“O intuito é estimular uma estratégia inovadora de cuidado, priorizando o uso dos leitos hospitalares para casos de alta complexidade e permitindo aos pacientes estabilizados ou com quadro de menor gravidade o acompanhamento contínuo, sem internações”, define a enfermeira epidemiologista clínica Fernanda Carolina Camargo. 

Conforme a avaliação de Camargo, o bem-estar e a atenção familiar, aliados à adequada assistência em saúde, são elementos importantes para a recuperação de doenças. “Além disso, a atenção domiciliar dinamiza a rotatividade de leitos no âmbito hospitalar, favorecendo os serviços de urgência, normalmente muito demandados”, descreve. 

Foto: João Pedro Vicente/HC-UFTM
Fonte: Unidade de Comunicação HC-UFTM

0
0
0
s2sdefault
registrado em:
Fim do conteúdo da página