Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Geopark

Projeto Geoparque Uberaba – Terra de Gigantes assina Carta de Intenções endereçada à UNESCO

Publicado: Sexta, 24 de Junho de 2022, 07h46

Na tarde da última quinta-feira, 23 de junho, foi assinada no salão nobre da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu Carta de Intenções do projeto Geoparque Uberaba – Terra de Gigantes. A ação é um passo importante no processo de candidatura oficial junto ao ‘Programa de Geoparques Mundiais UGG da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO)’. 

"Hoje é um divisor de águas na história de Uberaba. Um passo que nos coloca de fato na UNESCO", comemora Luiz Carlos Borges Ribeiro, coordenador do Projeto Geoparque Uberaba e conselheiro da ABCZ. 

O documento será encaminhado ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil, responsável por remeter a carta para a UNESCO. A partir da validação da carta, o Geoparque Uberaba – Terra de Gigantes será elevado à categoria de “aspirante”, passando a integrar a seleta lista oficial de territórios a serem chancelados como áreas especiais do planeta. 

"Este é um momento único! A chancela do Geoparque pela UNESCO é uma credencial para o mundo. Com a validação vamos potencializar as nossas riquezas", comenta o gerente da Regional do Triângulo Mineiro do Sebrae, William Rodrigues de Brito. 

A expectativa é que, no máximo em dois anos, o “aspirante” Geopark Uberaba possa enviar o seu “dossiê” à UNESCO com a descrição completa das ações em funcionamento, para a visita técnica da comissão de avaliação. Se aprovado, o município é inserido em definitivo como Geoparque Mundial da UNESCO UGG. 

"Nos submetemos à chancela da UNESCO de uma forma bastante segura, pois já garantimos 70% dos itens necessários para a aprovação. Estamos muito felizes e esperançosos que iremos atingir o nosso objetivo e prospectar Uberaba e região para o mundo", destacou a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo. 

A vice-reitora da UFTM,  professora Darlene Mara dos Santos Tavares, ressaltou a importância do documento. "Com a assinatura assumimos o compromisso de trabalhar durante dois anos para atender aos critérios estabelecidos pela UNESCO e colocar Uberaba no cenário mundial".



Para que Uberaba pudesse chegar a esta posição, ações importantes vêm sendo desenvolvidas há mais de doze anos. A cidade deverá se tornar o 1º Geoparque Mundial da UNESCO de Minas Gerais. Com isso, a previsão é de que novas oportunidades de negócios promovidos pelo turismo, movimentem a economia sustentável. 

A rota turística da Terra de Gigantes contempla as três principais potencialidades da cidade: a pecuária zebuína, a religiosidade e a paleontologia. "A ABCZ vai ficar muito mais forte quando Uberaba for transformada em Geoparque Mundial da UNESCO. Estamos juntos neste desafio que irá transformar a nossa cidade em uma vitrine para o mundo", ressaltou o presidente da ABCZ, Rivaldo Machado Borges Júnior.



Fonte: Ass. Imprensa/ABCZ (matéria completa)

Fotos: André Santos (capa e 1ª)  //  Marco Clemente/UFTM (2ª e 3ª)

 

0
0
0
s2sdefault
Fim do conteúdo da página