Cultura

Projeto Abril Indígena abre inscrições para oficinas - evento de 22 a 25 de abril

Publicado: Sexta, 19 de Abril de 2024, 08h53

O projeto Abril Indígena: Saberes e fazeres do Povo Pataxó e Guajajara realiza evento de 22 a 25 de abril (segunda a quinta-feira), no Centro Educacional da UFTM, com uma programação diversificada. O projeto é fruto de uma parceria entre lideranças e membros indígenas de Uberaba, docentes, discentes e técnicos administrativos da UFTM.

O evento aberto para estudantes, técnicos administrativos, docentes e toda comunidade externa, será uma semana de celebração dos povos indígenas Pataxó e Guajajara e tem por objetivo promover um conjunto de atividades que visam ampliar o conhecimento da comunidade UFTM e da sociedade civil sobre os povos indígenas, a partir de seus saberes e fazeres, bem como propiciar espaços para convivência sob a perspectiva da pluralidade cultural no âmbito da universidade.

A programa contará com: Baixu - exposições de fotos; Txaha xohã - exposição cultural de artesanato indígena; Akauã - palco para apresentações e expressões artísticos e culturais indígenas; Patxitxå (fazer) - oficina de artesanato indígena (colares e pulseiras); Mahã (peixe) - oficina de grafismos dos povos Pataxó e Guajajara; oficina de literatura indígena; Mãgutxi (comida)- oficina de culinária indígena; desfile de moda; apresentação cultural do povo Guajajara (menina moça); mural de mensagens Jokana homenagem às mulheres e “Jirakã Bakumaxa” - Mesa Redonda.

A mesa redonda ocorre dia 24 de abril (quarta-feira), no Auditório Esmeralda, das 18 às 20h30, em formato híbrido. A transmissão será realizada pelo Instagram (@gepicumtm) e pelo Youtube do Grupo GEPIC/UFTM (@grupogepic1856). Com a mediação da professora Emylia Angélica da Costa, a mesa redonda contará com participações de representatividades, lideranças e intelectuais indígenas, e também de pesquisadores não-indígena da área da educação. Entre as presenças já confirmadas estão: Kiga Bóe (Indígena pesquisadora do Povo Bóe Bororo da aldeia Meruri - MT); Maria Raimunda Mayoruna (Indígena pesquisadora do Povo Mayoruna do Médio Solimões - AM); Cacique Japõterū Pataxó (Cacique do povo Pataxó aldeia Sete-Colinas - Uebaraba/MG); Yaowa Guajajara (Indígena, artista, artesão e ambientalista povo Guajajara); professor Danilo Seithi Kato (docente da USP da área da educação e ciências); Jairo Alna (pesquisador da área da educação), dentre outros.

As inscrições para as oficinas podem ser realizadas pelo formulário eletrônico: https://forms.gle/a6fqfEwcMVunZhCc8. A programação completa pode ser acessada no link: https://bit.ly/4aE985D

O I Abril Indígena é promovido pelos Povos Pataxó, Guajajara e pelo Departamento de Saúde Coletiva da UFTM, conta com o apoio da Pró-Reitoria de Ensino (PROENS), Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (PROACE), Centro Cultural (CCULT) e com o Curso de Nutrição.

Instagram: @gepicumtm

Arte: Claudia Nunes/UFTM