iniciação tecnológica

Bolsistas de iniciação tecnológica do HC-UFTM apresentam projetos para comunidade hospitalar

Publicado: Segunda, 22 de Abril de 2024, 15h29

Aconteceu, na manhã de quarta-feira (17), o “1º Encontro de Iniciação Tecnológica do Hospital de Clínicas da UFTM”, atividade de encerramento na instituição do Programa de Iniciação Tecnológica (PIT) da Rede Ebserh. O objetivo do evento foi apresentar as etapas de desenvolvimento e os resultados dos cinco projetos de inovação contemplados no HC-UFTM com bolsas científicas em 2023.

As apresentações foram feitas para uma comissão avaliadora, composta por um docentes e profissionais. Além dos alunos e de seus orientadores, que são os pesquisadores principais que atuaram diretamente nos projetos, o encontro, promovido pela Gerência de Ensino e Pesquisa do HC-UFTM, foi aberto à comunidade do hospital e da universidade.

Para a Gerente de Ensino e Pesquisa do HC-UFTM, Marlene Cabrini, o programa possibilita a constante atualização tecnológica de processos, nos âmbitos assistencial e acadêmico. “Inovação tecnológica é a bola da vez, digamos assim, e precisamos entender o que isso significa e como podemos melhorar os processos envolvendo o estudante que precisa ter essa oportunidade de participar de projetos de pesquisa, isso enriquece a formação. E se a gente entendi isso, conseguimos pensar fora da caixa e impactar na assistência e no ensino”, enfatizou Marlene.

A previsão é divulgar um novo edital do PIT ainda neste ano. Alunos de graduação de qualquer curso do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes com matrícula ativa podem concorrer.

Conheça os trabalhos apresentados:

1- Efetividade do Programa de Recondicionamento Físico na saúde multidimensional de pacientes atendidos pela Educação Física em hospital universitário da rede pública: uso do método AMPARO no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – autora, Júlia Aigo de Souza Ribeiro, orientador, Valter Paulo Neves Miranda.

2- Desenvolvimento de uma seringa com o volume morto reduzido – autor, Artur de Sousa Louzada, orientador, Marcos Massao Shimano.

3- Segurança e benefício da estimulação transcraniana por corrente contínua na fase aguda do acidente vascular cerebral: ensaio clínico randomizado – autora, Daniela Ferreira Campos orientador, Gustavo José Luvizutto.

4- Análise técnico-econômica do reuso de água de condensação para fins não potáveis no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM) – autor, Felipe Venâncio Porfírio, orientadora, Carla Eloísa Diniz dos Santos.

5- Controle de tronco, nível de mobilidade e resposta neuromotora após treino de sedestação em indivíduos com Acidente Vascular Cerebral – autora, Larissa Melati Cordeiro Brasil, orientadora, Luciane Aparecida Pascucci Sande de Souza.

6- Análise do Volume Residual em Seringas Utilizadas no HC-UFTM e seu Impacto Orçamentário – autor, Yago Marcos Pessoa Gonçalves, orientador, Carlo José Freire de Oliveira.

Clique aqui e saiba mais sobre os projetos

PIT

O Programa de Iniciação Tecnológica (PIT) da Rede Ebserh foi criado com o objetivo de contribuir com a formação de recursos humanos para a inovação tecnológica, por meio do desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos, além de estimular a aquisição de práticas e metodologias para o desenvolvimento científico e tecnológico.

Ele faz parte de um conjunto de iniciativas da estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC) para avançar ainda mais como campo do ensino e da pesquisa. Trata-se de uma parceria entre a Ebserh e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Sobre a Ebserh

O HC-UFTM faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Redação: Luna Normand e Ana Luiza Cassimiro (Comunicação Ebserh / HC-UFTM)
Fonte: https://www.gov.br/ebserh/pt-br/hospitais-universitarios/regiao-sudeste/hc-uftm/comunicacao/noticias/bolsistas-de-iniciacao-tecnologica-do-hc-uftm-apresentam-projetos-para-comunidade-hospitalar