HC-UFTM

INFORME PÚBLICO

Publicado: Quinta, 25 de Abril de 2024, 19h10

A Universidade Federal do Triângulo Mineiro vem por meio desta prestar contas públicas referentes ao atendimento do HC conforme decreto municipal número 5685 de 15 de abril de 2024 que em seu corpo versa : CONSIDERANDO O AUMENTO ATÍPICO NA DEMANDA/PROCURA POR LEITOS CLÍNICOS E CIRÚRGICOS NAS ÚLTIMAS SEMANAS e suspende as cirurgias previamente liberadas e agendadas pelo Hospital de Clínicas da UFTM no período entre 15 a 23 de abril de 2024 (cirurgias eletivas). A prestação de contas por nós apresentada se refere ao período de 13/04/24 a 23/04/24.

No tocante às cirurgias eletivas: estavam agendadas 102 cirurgias. Foram canceladas 68 e autorizadas 34 pela S.M.S por serem compatíveis com o decreto.

EXEMPLOS DE CANCELAMENTO:

Cirurgia do Aparelho Digestivo, Cirurgia Geral, Cirurgia Urologica, Cirurgia pediátrica, Proctologia, Ginecologia, Cirurgia Vascular dentre outras.

No que se refere ao período de 13/04/24 a 23/04/24 foram admitidos 32 pacientes nas enfermarias de Ortopedia e Clínica Cirúrgica do HC/UFTM nos leitos que seriam reservados para as cirurgias eletivas, sendo: Uberaba (18) : 06 pacientes da UPA; 11 pacientes do Hospital Regional José de Alencar; 01 paciente do Hospital Universitário Mário Palmério. Macro Triângulo Sul: 14 pacientes.

Informamos que o decreto foi suspenso em 23/04/2024. Em relação aos pacientes que vieram regulados para os leitos destinados às cirurgias eletivas, efetuamos até o momento 20 altas e 12 pacientes permanecem internados. O HC/ UFTM retomou em 24/04/2024 os procedimentos cirúrgicos eletivos, conforme fila cirúrgica e disponibilidade de leitos eletivos. Acompanhe a fila cirúrgica pela página do HC da UFTM.

Informamos ainda que, durante esse período, atendemos normalmente a demanda de urgência e emergência totalizando 246 atendimentos no Pronto Socorro Adulto, sendo: 97 pacientes regulados em vaga zero, 88 pacientes via SISREG sem disponibilidade de leito e 61 pacientes via demanda espontânea. Mantivemos nossa lotação acima de 100% diariamente, chegando a 177%, com necessidade de alocar pacientes nas macas do corredor (superlotação). Neste quesito, não observamos nenhuma alteração.

A UFTM agradece mais uma vez as suas equipes de cuidado da saúde, a cada colaborador do complexo do Hospital de Clínicas pelo empenho e cuidado constante com os pacientes. Agradece também a população de Uberaba e Macro Região do Triângulo Sul pela compreensão. A UFTM se coloca à disposição para esclarecimentos.