Nota de falecimento

Nota de Falecimento: profa. Maria Cristina de Souza

Publicado: Segunda, 13 de Maio de 2024, 18h04

É com grande pesar que a Universidade Federal do Triângulo Mineiro comunica o falecimento da professora Maria Cristina de Souza, do Departamento de Serviço Social. No dia de hoje, 13 de maio de 2024, uma data significativa que marca a libertação dos escravizados no Brasil, lamentamos profundamente a perda de uma mulher tão inspiradora e comprometida com a justiça social.

A Profa. Maria Cristina lutou pela redemocratização do país e vivenciou ativamente a construção dos movimentos populares, em especial do movimento negro. Na UFTM desde 2013, coordenou o projeto de extensão Temas Raciais, foi vice-diretora do IELACHS e deu início ao Curso de Especialização em Políticas Sociais e Questão Racial. Uma intelectual comprometida e que sempre se preocupou em fazer da UFTM e a cidade de Uberaba um espaço de construção do conhecimento pautado pelo antirracismo, pela luta popular e por uma sociedade mais justa e fraterna.

Que sua memória seja eternamente honrada e que seu legado inspire a continuidade da luta pelos direitos humanos e pela igualdade racial em nossa sociedade.

A Universidade Federal do Triângulo Mineiro, por meio da reitoria, registra suas condolências e expressa sentimentos de solidariedade aos seus familiares e amigos.