UFTM adere à Comunidade Acadêmica Federada – CAFe

Publicado: Quarta, 21 de Junho de 2017, 16h28

A Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM aderiu à Comunidade Acadêmica Federada – CAFe, serviço de gestão de identidade que reúne instituições de ensino e pesquisa brasileiras por meio da integração de suas bases de dados, gerenciado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - RNP. Por meio da CAFe, servidores e alunos da UFTM poderão acessar serviços oferecidos por instituições que participam da federação por meio de conta única. Com a implantação da rede, os usuários cadastrados na UFTM poderão utilizar várias funcionalidades de sistemas de instituições federadas como, por exemplo, serviços de ensino a distância, acesso a publicações científicas e atividades de colaboração.

De acordo com o Diretor do Departamento de Tecnologia da Informação, Gilson Antônio Carneiro, a adesão a CAFe irá proporcionar uma série de benefícios para os usuários. “A CAFe possibilita para os usuários a facilidade de acesso a ferramentas de diversos sistemas por meio de uma única senha, o que torna a navegação mais constante e sem a necessidade de autenticar cada etapa. A ferramenta irá proporcionar uma infraestrutura mais ampla e completa em termos de certificação digital e segurança da informação para a UFTM”, complementou o diretor. Além da facilidade de acesso à CAFe, oferece uma grande variedade de serviços como o acesso remoto a plataformas de conteúdo científico como EBSCOhost e o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes.

A CAFe também oferece acesso ao portal de Vídeo Digital da RNP que agrega serviços de vídeo sob demanda, transmissões de vídeo ao vivo e de sinal de TV, além de se integrar ao serviço Videoaula@RNP. Outra vantagem oferecida pela CAFe é o eduroam (education roaming), um serviço desenvolvido para a comunidade internacional de educação e pesquisa que oferece acesso sem fio à internet. O serviço possibilitará ao usuário se conectar a internet por meio de uma rede wi-fi em qualquer instituição conveniada à CAFe. Basta ter o eduroam configurado no celular, computador, ou tablet. A cobertura do serviço abrange diversas instituições de ensino no Brasil e exterior.

Inicialmente, o acesso à CAFe está liberado para docente e técnicos-administrativos da UFTM. O acesso é realizado mediante a inserção do e-mail institucional e senha. O acesso para alunos dos cursos de graduação, pós-graduação e técnicos está em fase de implantação e será realizado por meio do Registro Acadêmico – RA, registro do aluno no Sistema Acadêmico – SISCAD liberado pela secretaria de cada curso.

Mais informações:

Acesse aqui o Manual de Acessodo CAFe