Extensão Universitária

Palestra sobre produção científica e acadêmica é aberta a estudantes do ensino médio e universitário

Publicado: Quarta, 28 de Junho de 2017, 06h04

O Grupo de Pesquisa Ciclos de Vida, Família e Contexto Social – CIFACS, em parceria com a Editora da UFTM – EDUFTM, realiza a palestra “Estratégia para a democratização do acesso e incentivo à produção científica e acadêmica”, no dia 1º de julho, das 8 às 12 horas, no auditório Esmeralda, no prédio da Reitoria.

A palestra tem o objetivo de desmistificar os processos que envolvem uma publicação científica. Serão mostrados os periódicos que a compõem e que outros modos de produção advindas da EDUFTM que pode ser um canal de divulgação de seus trabalhos e, futuramente, podem proporcionar a experiência da primeira publicação acadêmica. Haverá emissão de declaração e certificado de participação.

As inscrições estão sendo feitas por meio de preenchimento de formulário na internet. Podem se inscrever alunos do terceiro ano do ensino médio ou egressos de escolas públicas, discentes dos cursos de graduação, pós-graduação, de curso técnicos e profissionalizantes, e alunos matriculados em cursos a distância de graduação e pós-graduação.

Ao término da palestra, será ofertado aos presentes a oportunidade de inscrição em um minicurso sobre redação científica, sem custos aos interessados. As atividades serão ministradas por professores, mestres, doutores e pós-graduandos da UFTM. A atividade ocorrerá durante um semestre, com encontros mensais aos sábados e com atividades práticas e teóricas, nos anfiteatros externos A e B externos do Hospital de Clínicas da UFTM. Será composto pelos seguintes temas:

-desenvolvimento de artigos científicos;

-formatação;

-citações;

-referências bibliográficas;

-leitura e interpretação de textos científicos;

-ética aplicada a produção científica.

Formulário de Inscrição