UFTM e INMET lançarão estação meteorológica automática

Publicado: Quarta, 28 de Junho de 2017, 06h18

A UFTM, em parceria com o Instituto Nacional de Meteorologia – INMET, realizará no dia 30 de junho, às 10 horas, o lançamento da estação automática de monitoramento climatológico em Uberaba, na Unidade II da Univerdecidade, capaz de medir temperatura, umidade, pressão atmosférica, vento e precipitação em tempo real. O Programa só pôde ser realizado mediante a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre o Instituto e a UFTM.

Dada a importância do município e as características fisiográficas distintas, o INMET que comprou o equipamento, definiu como prioridade instalar a estação climatológica no local. Devido à possibilidade de realização de pesquisas e de aprendizado dos alunos da UFTM, foi escolhida a Unidade II para a instalação. A Universidade disponibilizou uma área com dimensão de aproximadamente 12,0 m x 18,0 m, sem obstáculos significativos em seu entorno.

O Acordo de Cooperação Técnica entre as instituições prevê que os dados gerados pelos equipamentos serão compartilhados pelo INMET que disponibilizará o serviço de previsão do tempo em seu próprio site. O Instituto também será responsável pela manutenção da estação. Outro benefício é a divulgação dos dados de tempo e clima no portal da UFTM.

O Programa de Extensão Universitária de Monitoramento do Clima usará os dados gerados pela estação para estudos. De acordo com a coordenadora do Programa, professora Patrícia Diniz Martins, do curso de Engenharia Ambiental, a proposta é integrar o ensino, a pesquisa e a extensão universitária em relação às variáveis climatológicas regionais e especificamente do ICTE por meio da visualização e análise das variáveis climatológicas e suas relações com o entorno. “A proximidade das salas de aula com os equipamentos de monitoramento favorece a utilização dos mesmos nas aulas e a verificação instantânea dos dados. Poderão ser realizadas várias pesquisas em áreas diversas como saúde, ecologia, biologia, hidrologia, hidrogeologia, hidráulica e planejamento ambiental. A comunidade se beneficiará pela disponibilidade de dados e monitoramento contínuo, bem como pelos boletins divulgados no site da UFTM sobre as condições climatológicas instantâneas. Desta forma, o Programa auxilia a formação crítica do aluno e interliga os conhecimentos adquiridos em sala de aula com o seu entorno favorecendo o retorno para a sociedade por meio da pesquisa e extensão”, avaliou. Para o Programa, será formado um grupo de pareceristas que farão a avaliação contínua dos projetos, assim como a seleção dos que forem submetidos.

O motivo que levou a coordenadora a iniciar o Programa foi o histórico de enchentes de Uberaba. “São causadas pelos aspectos fisiográficos da microbacia hidrográfica do município e foi intensificada pelas ações humanas. Uberaba ainda tem grande vocação agrícola e os dados da estação podem ser utilizados para monitoramento de balanço hídrico e subsidiar decisões dos agricultores da região. Os dados de tempo e clima ainda são utilizados para tomada de decisão por setores da sociedade, como defesa civil, construção civil, pesquisa científica e monitoramento ambiental”, afirmou.

A estação possui um sistema de envio de horário dos dados. São coletados de 10 em 10 segundos. Um dos destaques na inovação, segundo Patrícia, é que os dados são enviados para o Sistema Nacional por um meio “free”, ou seja, nada é pago para liberar as informações via satélite. “Essa Estação vai enviar os dados direto para o satélite, sem custo. Outra vantagem é que ela é autossuficiente. Há o painel solar,então não utiliza energia elétrica para funcionar. Além disso, o técnico que a instalou disse que o sinal é muito bom, portanto, não deverá haver problemas pela localização”.

O lançamento da estação coroa um trabalho de equipe. “Tanto a UFTM, quanto o INMET empenharam-se para que essa parceria fosse formalizada. Foram quatro anos de espera e dedicação. Alunos, professores do Departamento de Engenharia Ambiental, Diretoria do ICTE, reitoria, equipe de engenharia, todos tiveram grandes contribuições. Acho que é uma vitória de todos. Vejo o resultado como uma melhoria para a região e para a Universidade também”, concluiu.

Fotos: Edmundo Gomide/UFTM