Competição

Protótipo Zebu Baja corre sua última competição

Publicado: Quinta, 17 de Agosto de 2017, 06h15

Mais de 30 alunos dos cursos de engenharia da UFTM preparam o protótipo Zebu Baja para sua última corrida. A despedida do carro será na etapa regional Sudeste da competição SAE Brasil, que acontece no próximo final de semana em Piracicaba-SP. As provas de apresentação: de projeto, de segurança, de dinâmicas e de obstáculos começam no sábado; e o enduro, no domingo.

O professor do curso de Engenharia Mecânica e coordenador do projeto de extensão, Marco Shimano, explicou que a equipe Zebu Baja está finalizando o novo projeto do próximo protótipo para a competição nacional SAE Brasil, em março de 2018. “O carro terá gaiola nova, sistemas de suspensão e de freio diferente, vai ser tudo novo. Essa é a competição de aposentadoria do atual protótipo”, afirmou.

A decisão de participar da etapa regional veio no sentido de avançar a posição no ranking do Zebu Baja e oportunizar experiência para os novos integrantes da equipe. “Nós temos muitos membros novos. Os alunos mais antigos vão sair no final do ano e não vão participar do SAE nacional em 2018, então resolvemos proporcionar essa experiência para os mais novos de competição. Dos 34 integrantes da equipe, 15 devem sair. E também na competição regional retrasada, nós ficamos em sétimo lugar. Na passada, nós caímos para a 12ª posição, portanto, queremos recuperar uma boa colocação no ranking”, avaliou Shimano.

É a primeira competição como capitão de Rafael Teixeira, aluno do 8º período do curso de Engenharia Mecânica. O posto é o de maior responsabilidade na equipe. Todas as perguntas dos juízes são direcionadas ao capitão que também tem que coordenar o grupo e administrar os problemas que surgirem. “É um desafio pela primeira vez ser capitão da equipe, comandar os novos integrantes para conseguir uma boa colocação na competição. A maior responsabilidade é manter tudo em ordem para que tudo aconteça bem durante a competição. Eu entrei na equipe há um ano e seis meses”, disse Rafael.

Alunos preparam carro para competição
Rafael - capitão(1º à esq.), Danilo - 2º piloto(2º à esq.) e Severino - 1º piloto(1ºà dir.) preparam o protótipo

Marcelo Severino, aluno do 10º período da Engenharia Mecânica, é o primeiro piloto e vice-capitão da equipe. Ele se forma no final do ano, portanto, é sua última competição. “Estou na equipe há mais de dois anos e desde que eu entrei no Zebu Baja, adquiri muita experiência, inclusive para lidar com pessoas. E o conhecimento do software para desenvolver o projeto do protótipo foi um diferencial para eu conquistar uma vaga de estágio em uma empresa de usinagem de peças para máquinas. Sobre a competição, espero dar meu máximo, agregar todo mundo e dar meu melhor como piloto”, concluiu.

A competição

O programa Baja SAE BRASIL é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia que oferece a chance de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, visando incrementar sua preparação para o mercado de trabalho. Ao participar do programa Baja SAE, o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de um veículo off road, desde sua concepção, projeto detalhado, construção e testes.

Os alunos que participam do Baja SAE BRASIL devem formar equipes que representarão a Instituição de Ensino Superior  a que  estão ligados. Estas equipes são desafiadas anualmente a participar da competição, que reúne os estudantes e promove a avaliação comparativa dos projetos. No Brasil, a competição nacional recebe o nome de Competição Baja SAE BRASIL e as competições regionais são nomeadas como Etapa Sul, Sudeste e Nordeste.

Fotos: Marco Clemente/UFTM