Empresas Juniores da UFTM registram maior faturamento no primeiro semestre

Publicado: Quinta, 17 de Agosto de 2017, 08h10
Integrantes do MEJ UFTM
Integrantes do MEJ UFTM na FEJEMG em Ouro Preto-MG

O CENTRI – Núcleo das Empresas Juniores da UFTM comemora os resultados do balanço do primeiro semestre de 2017 do MEJ – Movimento das Empresas Juniores na Universidade. Atualmente, o MEJ UFTM conta com mais de 250 empresários de 14 empresas juniores, sendo nove filiadas ao Centri.

Faturamento

Toda empresa júnior almeja mais e melhores projetos para o seu desenvolvimento. De acordo com o Centri, o MEJ UFTM faturou R$ 25.556,20 ao longo de 36 projetos em 2016, gerando um ticket médio de R$ 709,89 por projeto.  Ticket médio é um indicador utilizado para realizar análises a partir do aumento ou diminuição do faturamento bruto em função dos preços comercializados na empresa.

Os resultados de janeiro a julho de 2017 surpreenderam. Somando 31 projetos, as empresas juniores faturaram R$ 27.048,00, traduzindo um crescimento de 23% no ticket médio do MEJ UFTM em seis meses de trabalho.

Expansão

No primeiro semestre de 2017, foram criadas quatro novas empresas juniores no MEJ UFTM, totalizando quatorze.  As empresas GeoTM (do curso de Geografia), Letrarte (do curso de Letras: inglês e espanhol), Ligamento (do curso de Fisioterapia) e AgroIT (curso de Agronomia, de Iturama) estão em fase de estruturação e crescimento para ingressar no mercado regional.

Além disso, mais três empresas juniores da UFTM se federaram à FEJEMG - Federação das Empresas Juniores do Estado de Minas Gerais. Ao todo, são quatro EJs na rede, onde poderão participar de programas específicos para o crescimento da empresa, como palestras e treinamentos, além de possuir representatividade na Federação e auxiliar no desenvolvimento de outras empresas.

Para o segundo semestre, o CENTRI planeja auxiliar na criação de mais três empresas juniores da UFTM e na federação de outras duas EJs.

Centri e MEJ

Tendo como principal objetivo representar e conectar as Empresas Juniores, o CENTRI UFTM promove o empreendedorismo universitário dentro e fora da Instituição, valorizando a inovação, o aprendizado e o desenvolvimento colaborativo. A função é oferecer suporte e auxiliar no desenvolvimento das EJs, além de ser um canal de integração e comunicação com o mercado da região.

“O Movimento Empresa Júnior vem crescendo exponencialmente a cada ano, trazendo consigo empresários engajados e capazes de transformar o Brasil. As empresas juniores da UFTM vêm ganhando mais espaço no mercado de Uberaba e, agora, em Iturama, desempenhando um importante papel para a economia regional por meio de projetos e consultorias nas mais diversas áreas. Além disso, o MEJ promove o desenvolvimento pessoal e profissional de seus membros, tornando-os pessoas capazes de transformar o Brasil em um país mais empreendedor”, afirmou Leonardo Gasparin, diretor de Comunicação do CENTRI.

Foto: Divulgação/UFTM