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SEI

Processo de transição para o Sistema Eletrônico de Informações na UFTM é apresentado para comunidade

Publicado: Sexta, 29 de Setembro de 2017, 11h24

Na manhã da última quinta-feira, 28, foi realizado no Auditório Safira, no Prédio da Reitoria da UFTM, o evento “SEI: Virada de Chave” onde foi apresentado para a comunidade UFTM o processo de transição para o Sistema Eletrônico de Informações - SEI na UFTM que será iniciado no dia 2 de outubro. O novo sistema oferecerá soluções para otimizar e qualificar o trabalho desenvolvido na Instituição, com ele será possível reduzir custos, agilizar a tramitação dos processos, desburocratizar o processo administrativo e dar transparência às ações institucionais.

O evento contou com a participação de servidores de diversos setores da UFTM e foi conduzido por um dos coordenadores do projeto de implantação do SEI, Breno Lopes Molina. O funcionamento do SEI será iniciado na próxima segunda-feira, 2. De acordo com um dos coordenadores do projeto de implantação, Breno Lopes Molina, neste primeiro momento é importante que as áreas se comuniquem. “Apenas os processos, que ainda não foram abertos serão inseridos no SEI. Processos que já foram iniciados e estão tramitando em papel continuarão nesse formato até seu encerramento. Processos como, por exemplo, o pagamento de bolsas que já foram iniciados e se encerram em dezembro continuaram no mesmo fluxo de tramitação, já os procedimentos novos que serão iniciados devem ser tramitados pelo SEI”, esclareceu. Durante a apresentação, foi esclarecido também que os processos acadêmicos continuarão tramitando em via física por seis meses e que, por enquanto, o procedimento de fechamento da folha de ponto dos servidores continuará a ser realizado por meio do sistema e da impressão e encaminhamento das folhas para a Pró-Reitoria de Recursos Humanos – PRORH.

Para o processo de transição foram realizados diversos treinamentos criando uma estrutura colaborativa para atender os usuários do SEI. Foi realizada a capacitação de 18 treinadores que posteriormente realizaram treinamentos com cerca de 250 multiplicadores de diversos setores da instituição. Treinadores e multiplicadores irão atuar no atendimento, orientação e suporte dos usuários durante o período de transição. Além disso, foi criada uma página do SEI onde constam os documentos de orientação aos usuários como um guia prático, além de aulas e módulos de treinamento do SEI.

A implantação de um sistema eletrônico de informações é uma ação em andamento em diversas instituições públicas no país. A medida visa atender ao Decreto 8.539, de 8 de outubro de 2015, que traz a obrigatoriedade do uso do meio eletrônico para a realização do processo administrativo no setor público. Na UFTM, a ferramenta escolhida para esse processo foi o SEI, ferramenta desenvolvida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região – TRF4 e cedida gratuitamente para instituições públicas.

Mais informações: 

Acesse a página do SEI UFTM

 

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