Paraninfo - O Paraninfo é o padrinho da turma e realiza um discurso de congratulação aos seus afilhados da graduação. Geralmente se trata de uma personalidade destacada no âmbito do corpo científico da área dos concluintes, podendo ou não pertencer à Instituição. É pessoa de notório saber acadêmico, reconhecida competência e padrão de referência na área específica do conhecimento. Cada turma escolhe seu paraninfo. Pelo fato da solenidade de Colação de Grau da UFTM ser realizada por Instituto e envolver vários cursos, foi acordado que será escolhido, por meio de sorteio, um paraninfo para falar em nome de todos.

Patrono - O Patrono é uma personalidade considerada como referência profissional e/ou pessoal para a turma. O Patrono é aquele profissional no qual os concluintes se inspiram. De preferência, que seja da profissão da turma.

Nome de Turma - Em geral, é um professor ou profissional da área, que mantém prestígio incondicional junto à turma, podendo ser também uma homenagem póstuma. Escolhe-se por unanimidade ou eleição direta. Pode-se escolher também um título que se adapte à identidade da turma.

Orador - Escolhido pela turma, é o representante dos alunos e que fará uso da palavra para expressar os anos vividos durante a realização dos estudos para obtenção do grau. Cada turma deve escolher um representante. Pelo fato da solenidade da UFTM ser realizada por Instituto e envolver vários cursos numa mesma cerimônia, foi acordado que será escolhido, por meio de sorteio, um orador para falar em nome de todos.

Juramentista - É o aluno que representará os demais concluintes e proferirá o Juramento Oficial em nome da turma ou das turmas. Ele dirige-se à tribuna e, com o braço direito estendido, lê o juramento. Os demais, na mesma posição, repetem ao final “Assim o prometo”. Cada turma deverá escolher um aluno juramentista. Para as turmas de Licenciatura do Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE e do Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais – IELACHS haverá apenas um Juramentista.

Em elaboração.