Página inicial > UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro > Comunicados > PROACE FAZ NOVA CHAMADA PARA A RETIRADA DOS CHIPS - PACOTE DE DADOS DE INTERNET E INFORMA A DESCONTINUIDADE DO AUXÍLIO ESTUDOS ON LINE, A PARTIR DE FEVEREIRO de 2021

Publicado: Terça, 08 de Dezembro de 2020, 17h57

A Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis – Proace, faz nova chamada para  a distribuição de chips (pacote de dados de Internet) a alunos. Trata-se do Projeto Alunos Conectados, realizado em parceria entre o Ministério da Educação - MEC e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa – RNP. O projeto consiste na distribuição pelo MEC,  por meio das instituições federais de ensino, de pacote de dados de Internet, com a finalidade de apoiar os estudantes em situação de vulnerabilidade, enquanto durarem as atividades de ensino remotas. Segundo a Proace, esses chips serão recarregados pela UFTM (serão 20GB por mês, sendo que a Algar recarregará de dois em dois meses, 40GB), sem custo para os estudantes.

Na UFTM, segundo pesquisa realizada pela Proace, ao final do primeiro semestre de 2020, os alunos  que atendem aos critérios do projeto estão distribuídos em vários municípios, dentro e fora do estado de Minas Gerais, de tal forma que há cidades na área de cobertura das empresas Algar, Claro e Oi.

A Proace informa que os chips da Claro e Oi estão sendo encaminhados pelos correios, por AR, aos alunos, nas cidades em que eles se encontram. Os endereços estão sendo confirmados por e-mail e, os chips, remetidos à medida que os alunos confirmam. Ainda há muitos alunos que não responderam o e-mail. Para receber o chip, é necessário que respondam, confirmando o endereço de entrega. Acesse a relação de alunos contemplados.

Os chips da Algar, que incluem os municípios de Uberaba e Iturama, onde estão os campi da UFTM, deverão ser retirados pelos estudantes em qualquer loja da Algar, nas cidades em que eles se encontram. Confiram a lista de estudantes contemplados com o chip da Algar, os quais devem se dirigir, o mais rápido possível, a uma das lojas da Algar em sua cidade, seguindo as instruções, a seguir.

1 - O estudante deve se dirigir a uma loja Algar e retirar o chip, levando o CPF para comprovação de identidade. O aluno deverá informar que participa do programa Alunos Conectados, da IES em conjunto com a RNP.

2 - O aluno poderá optar, na loja, por inserir o pacote de dados em número da Algar que ele já possua  ou receber um novo chip.

3 - Após o recebimento do número do chip ou inserção de número já existente no programa, o aluno deve comunicar à Proace esse número, por meio do preenchimento do formulário próprio: https://forms.gle/92dTvp4Hz2RsavSK9, até o dia dezenove de dezembro de 2020, impreterivelmente. Ao preencher o formulário informando o número de série do chip, os estudantes deverão usar seu e-mail institucional da UFTM (@uftm.edu.br).

4 - Após o recebimento dos números, a Proace informará à RNP os números e os CPFs correspondentes.

5 - Após o recebimento do número pela RNP, os dados com a operadora Algar serão ativados, o que ocorrerá em até 48h após a comunicação da RNP.

A Proace adverte que, considerando a distribuição do pacote de dados para acesso à Internet, e a redução do orçamento do PNAES 2021, o Auxílio Estudos On line será DESCONTINUADO a partir de fevereiro de 2021, uma vez que os alunos continuarão assistidos pelo Projeto Alunos Conectados.

Os estudantes que não estão na lista de contemplados com chips da Algar e não receberam o e-mail, informando o endereço completo, para o envio dos chips da Claro e da Oi, e necessitem do CHIP, desde que atendam aos critérios do Projeto Alunos Conectados, podem entrar em contato com a PROACE, pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., para que seja verificada a possibilidade de contemplá-los com um chip.