Página inicial > Publicações > Geral > UFTM participa de primeira ação de campanha de combate ao mosquito transmissor da dengue

JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 884

Geral

Publicado em Segunda, 07 de Março de 2016, 21h00 | por | Voltar à página anterior

Apitos, cartazes, faixas e carro de som na passeata de alunos do 6º ano da Escola Municipal Frei Eugênio chamaram a atenção da população do bairro São Benedito, pela manhã, para a importância de lutar contra o Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. As crianças, com escolta da guarda municipal, também levaram sacos de lixo e luvas para recolher objetos jogados na rua que pudessem se tornar criadouro do inseto. Ao todo, 31 escolas municipais fizeram passeatas no dia de hoje pelos bairros com o mesmo objetivo. A ação marca o primeiro dia de atividades da campanha de combate ao mosquito, lançada pela Secretaria Municipal de Educação de Uberaba em fevereiro, que conta com a parceria da UFTM e de outras instituições de ensino na cidade.

Ações nas escolas adotadas pela UFTM

A UFTM adotou três escolas municipais para parceria na campanha: Frei Eugênio, Uberaba e Frederico Peiró, esta última em Peirópolis. “Na semana passada conversamos nas instituições adotadas pela UFTM. Duas nos pediram para estarmos presentes no dia 7 de março, a Frei Eugênio e a Frederico Peiró”, informou Valéria Almeida Alves, Pró-reitora de Extensão Universitária e membro nato do Núcleo Rondon.

O Núcleo, projeto vinculado à Pró-reitoria de Extensão, ficou responsável pela coordenação da campanha na Universidade. Seus integrantes, alunos e professores, além de acompanharem a passeata dos estudantes da escola Frei Eugênio, organizaram mais duas atividades. Reuniram em grupos os alunos do 7º ano na quadra coberta para demonstrar como se faz um repelente caseiro, uma receita alternativa à base de álcool e cravo, para passar na pele e afastar o mosquito. Lavinia Seabra Moraes, de 12 anos, aprendeu a fórmula e disse que a orientação veio em boa hora. “Na minha casa está cheio de Aedes aegypti. Praticamente todos da minha família já adoeceram por causa do mosquito. Eu, meu pai e minha mãe. Fica mais fácil e mais barato se proteger com esse repelente”, afirmou a estudante.

A terceira atividade foi uma palestra para os alunos do 8º ano, intitulada “A Comunidade no Combateao Aedes aegypti”, proferida pela enfermeira Cíntia Carleto, servidora do Núcleo de Atenção Estudantil em Saúde, da Proace. Gabriela Tonelli, aluna do curso de Engenharia Civil e integrante do Núcleo Rondon ficou muito satisfeita com a recepção dos estudantes da Frei Eugênio. “Eles prestaram atenção na palestra, deram suas opiniões, fizeram perguntas interessantes e estavam dispostos a receber a informação que nós passamos e que a palestrante Cíntia passou.  Foi um resultado positivo” comemorou.

Daniel Fernando Ovigli, professor do curso de graduação de Licenciatura em Educação no Campo, habilitação em Ciências ou Matemática do Icene, e integrante titular do Núcleo Rondon, teve a mesma percepção com as crianças que acompanhou na passeata. “A UFTM oferece para a parceria, por meio do Núcleo, a replicação de conhecimentos acerca das doenças que são transmitidas pelo Aedes, em especial numa iniciativa de formar multiplicadores. E certamente aquilo que eles vivenciam na prática durante uma passeata, eles levam pra casa para replicar essa boa prática. As crianças têm muito esse poder, então vejo como fundamental essa iniciativa”, observou Daniel.

Em Peirópolis

Mais de cem alunos da Escola Municipal Frederico Peiró fizeram passeata em Peirópolis.  Eles levaram cartazes e usaram máscaras feitas à mão, relacionadas ao tema da campanha municipal. Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo,  vice-reitor da UFTM e Karina Pereira, coordenadora do Núcleo Rondon e professora do curso de Fisioterapia, acompanharam a caminhada. A UFTM esteve presente para consolidar o início da parceria com a escola local.

Como o Núcleo Rondon também tem a missão de suporte na campanha, a previsão é de participação em ações futuras, além de convidar mais interessados da comunidade UFTM para fazerem parte das atividades.

Fotos: Edmundo Gomide/UFTM

Assunto(s):