Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Stricto sensu > Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental
Início do conteúdo da página

 

Apresentação

O mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental capacitará recursos humanos para atuarem na área acadêmica, em instituições de pesquisa e no setor produtivo, estabelecendo a interlocução entre várias áreas do conhecimento. O desenvolvimento de projetos de pesquisa, com a coordenação de profissionais de diferentes formações, associado à utilização de tecnologias voltadas à solução de problemas ambientais, conduzirá à formação inter e multidisciplinar de um profissional qualificado e competente para atuar em diversos segmentos em que as questões ambientais representem o centro dos estudos.

 

Objetivo

Os objetivos do mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental são:  oferecer aos pós-graduandos uma visão integrada sobre a ciência e tecnologia ambiental, de modo que eles possam adquirir tanto os conhecimentos gerados sobre a funcionalidade e a dinâmica dos sistemas ambientais, como os relacionados às tecnologias de prevenção e controle; e desenvolver pesquisas básicas e aplicadas, aprofundar estudos técnicos e estruturar projetos relevantes e inovadores que levem ao desenvolvimento de novas tecnologias de saneamento e monitoramento ambiental.

A implantação dos projetos associados às duas linhas de pesquisa (Diagnóstico e Monitoramento de Sistemas Ambientais e Tecnologias de Prevenção e Controle de Impactos Ambientais) exige abordagem interdisciplinar, uma vez que a compreensão mais ampla da estrutura e funcionamento do ambiente, bem como o desenvolvimento e aplicação de tecnologias, necessitam do trabalho de profissionais de diversas áreas do conhecimento. Desta forma, o programa dá oportunidade para graduados em diversos campos do saber: biólogos, químicos, geógrafos, agrônomos, engenheiros e outros.


Qualidade Ambiental
A área de concentração em Qualidade Ambiental tem como objetivo capacitar profissionais para atuarem, por meio de uma abordagem interdisciplinar, na preservação e remediação dos sistemas ambientais, envolvendo aspectos de ciências naturais (física, química e biologia), ciências humanas (gestão, planejamento e educação), e/ou ciência aplicada.


1. Diagnóstico e Monitoramento de Sistemas Ambientais: Desenvolver estudos de diagnóstico e monitoramento ambiental, a partir de indicadores de qualidade da água, do ar e do solo.

2. Tecnologias de Prevenção e Controle de Impactos Ambientais: Desenvolver tecnologias para minimizar impactos decorrentes de ações antropogênicas. Os projetos são direcionados para a redução e transformação de resíduos na fonte geradora por meio de tecnologias aplicadas ao tratamento de águas de abastecimento e residuárias, priorizando a redução do consumo de recursos naturais e a eficiência energética.


Requisitos de acesso 
Ensino superior completo

Secretária e Coordenação

Coordenador:
Prof. Dr. Julio Cesar de Souza Inácio Gonçalves
E-mail: julio.goncalves@uftm.edu.br
Telefone: (34) 3331-3027

Secretaria:
Secretária: Luciana da Costa e Silva Martins
E-mail: ppgcta1@gmail.com / secretaria@ppgcta.uftm.edu.br
Telefone: (34) 3331-3027

Endereço:
Av. Dr. Randolfo Borges Júnior,1250 – Univerdecidade
Uberaba - MG CEP -38064-200


Informações Adicionais

Ano de aprovação do curso/Autorização de funcionamento
2015/2016

Titulação conferida
Mestrado

Modalidade
Presencial

Forma de ingresso
O ingresso no curso de Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental é realizado uma vez ao ano e somente pelo edital de seleção a ser publicado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PROPPG/UFTM.

Cidade
Uberaba

Fim do conteúdo da página