Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Stricto sensu > Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional
Início do conteúdo da página

 

Apresentação

O Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), oferecido em rede nacional, é um curso de pós-graduação stricto sensu em Letras, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação, que conta com a participação de instituições de ensino superior públicas. Esse Programa busca capacitar professores de Língua Portuguesa para o exercício da docência no Ensino Fundamental, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino no País.

Objetivo

Tem como principais objetivos: - o aumento da qualidade do ensino dos alunos do nível fundamental, com vistas a efetivar a desejada curva ascendente quanto à proficiência desses alunos no que se refere às habilidades de leitura e de escrita; - o declínio das atuais taxas de evasão dos alunos durante o ensino fundamental; - o multiletramento exigido no mundo globalizado com a presença da internet; - o desenvolvimento de pedagogias que efetivem a proficiência em letramento compatível aos nove anos cursados durante o ensino fundamental.

 

O público-alvo do Profletras é constituído por docentes de todas as gerações de egressos de cursos de graduação em Letras e que lecionam língua portuguesa no ensino fundamental.


O Profletras está constituído de uma única área de concentração: Linguagens e letramentos.


Teorias da linguagem e ensino;

Leitura e produção textual: diversidade social e práticas docentes.


Requisitos de acesso 
a) Ser portador de diploma de curso superior de Licenciatura em Letras, habilitação português, devidamente registrado no Ministério da Educação; b) Ser professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental (1º ao 9º anos), em Escola da Rede Pública de Ensino do Brasil, regularmente admitido e pertencente ao quadro permanente de servidores; e c) Estar ministrando aula de Língua Portuguesa em qualquer ano do Ensino Fundamental (1º ao 9º anos).

Secretária e Coordenação

Coordenadora:
Profa. Dra. Juliana Bertucci Barbosa

Coordenadora Substituta:
Profa. Dra. Jauranice Rodrigues Cavalcanti

Secretaria:
Ana Paula Vilela
Telefone: (34) 3700-6614
E-mail: sec.profletras@uftm.edu.br

Endereço
Rua Conde Prados, 155 - Bairro Abadia
Uberaba/MG -


Informações Adicionais

Ano de aprovação do curso/Autorização de funcionamento
2013

Titulação conferida
Mestrado

Modalidade
Semipresencial

Forma de ingresso
Para atender à formação básica e específica, prevê um processo de seleção (Exame Nacional de Acesso) baseado em prova escrita, com a finalidade de avaliar as habilidades de leitura e de escrita. Essa etapa será conduzida pelo conselho gestor do PROFLETRAS (sede na UFRN), cujas atribuições incluem a escolha dos docentes aptos a cursar o mestrado face ao desempenho considerado adequado. São ofertadas até 1.000 vagas, anualmente, distribuídas entre as instituições participantes. Na UFTM, são ofertadas aproximadamente 18 vagas.

Cidade
Uberaba

Fim do conteúdo da página