Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Tese orientada em Honduras por professora da UFTM recebe prêmio
Prêmio

Tese orientada em Honduras por professora da UFTM recebe prêmio

Publicado: Segunda, 19 de Março de 2018, 10h16

A tese de Mestrado “El Discurso Argumentativo Escrito: Su Construcción desde los Marcadores Discursivos y Conectores”, da aluna Sandra Estrada, do curso “Maestría en Enseñanza de Lenguas”,  da Universidade Pedagógica Nacional Francisco Morazán (UPNFM), em Honduras, foi orientada pela professora Marinalva Barbosa, do departamento de Linguística e Língua Portuguesa da UFTM. A tese foi premiada em um concurso nacional, realizado pelo Sistema de Investigação Cientifica e Tecnológica em Educação Superior de Honduras (SICES). A placa de homenagem e exemplares da dissertação, publicados em livro pelo governo de Honduras, foram entregues à vice-reitora de Pós-graduação da UPNFM, professora Rosario Buezo.

O trabalho buscou analisar como estudantes dos cursos de licenciaturas da UPNFM usam os operadores argumentativos na construção discursiva de seus textos. As dificuldades de escrita e produção de conhecimento na universidade contemporânea foi o tema central da pesquisa.

A professora Marinalva também orientou a tese de Mestrado “La Música como Estrategia  Didáctica para Potenciar la Comprensión Lectora y la Expresión Escrita con Estudiantes de Primero de Magisterio”, do aluno José Velasquez. Este trabalho analisou como a música pode servir de estratégia didática para criar possibilidades de ensino e aprendizagem da leitura e escrita. Trata-se de uma pesquisa desenvolvida a partir da análise de produções de alunos do primeiro ano do magistério de uma escola normal de Tegucigalpa, capital de Honduras.

As orientações ocorreram a distância – por skype e e-mails – e, em parte, presenciais, durante viagem da orientadora. A parceria se deu por meio de um acordo de cooperação internacional assinado entre a UFTM e UPNFM desde 2012.

“É uma realização profissional importante ver um trabalho que se desenvolveu sob a minha orientação ser premiado. Muito me alegra também as consequências dessa premiação que me torna referência em Honduras como docente pesquisadora”, comemorou Marinalva. A premiação também coloca a UFTM em evidência no cenário internacional. “Isso é muito importante, embora estejamos tratando de uma proposta de internacionalização que não se desenvolve em torno do eixo europeu-americano. Fazemos uma internacionalização buscando descentralizar os eixos de produção de conhecimento interno e externo. Por isso, é importante a visibilidade que a UFTM ganha com esse tipo que reconhecimento e premiação”, concluiu.

Foto: Divulgação/UFTM