Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Aberto processo seletivo para bolsista dos cursos de licenciatura para o programa de mobilidade Paulo Freire
Internacionalização

Publicado: Quarta, 25 de Abril de 2018, 10h19

O Programa de Mobilidade Paulo Freire oferece uma vaga em processo seletivo para bolsista dos cursos de Licenciatura, regularmente matriculado na UFTM. O Programa, coordenado pela Organização de Estados Ibero-americanos – OEI, tem como finalidade possibilitar a mobilidade de estudantes universitários em cursos de formação de professores, por meio de acordos de cooperação entre governos ibero-americanos e instituições de educação superior dos países envolvidos no programa.

Para a mobilidade, a OEI concederá uma bolsa de USD 4.000 (quatro mil dólares norte-americanos) por estudante, para cobrir os gastos de alojamento, alimentação e transporte no país destinatário, correspondente ao período de um semestre letivo (segundo semestre de 2018). A UFTM arcará com os custos de passagens e seguro-viagem pelo período de intercâmbio.

O estudante selecionado deverá realizar atividades acadêmicas na respectiva área do curso ao qual está vinculado na UFTM. Poderão candidatar-se à bolsa os estudantes que atendam aos requisitos abaixo:

- ser estudante da UFTM regularmente matriculado em Curso de Licenciatura, com frequência comprovada.

- ter cumprido, no momento da inscrição, entre 25% e 75% da carga horária necessária para integralização curricular.

- comprovar, no momento da inscrição, coeficiente de rendimento mínimo de 6,0.

- ter conhecimento da língua em que os estudos serão realizados, no mínimo, em nível básico.

- estar em dia com as obrigações eleitorais, para brasileiros.

- estar em dia com as obrigações militares, para homens brasileiros.

- não ter sido contemplado anteriormente em programas de mobilidade estudantil em outros países financiados pela Capes, Finep, CNPq ou mesmo programas ofertados com recursos da UFTM.

- não ter tido mais que duas reprovações ao longo do curso.

- estar apto a iniciar as atividades relativas ao programa no segundo semestre de 2018.

A instituição de destino será a Universidad Pedagógica Nacional (UPN) – Colômbia.

As inscrições serão realizadas no período de 2 e 3 de maio de 2018, das 8 às 12 horas e das 13 às 19 horas, nos seguintes locais: para alunos do Campus de Uberaba - na Assessoria de Cooperação Internacional da UFTM situada na Rua Vigário Carlos, 47, Bairro Abadia; para alunos do Campus de Iturama – na Secretaria Acadêmica situada na Av. Rio Paranaíba, 1295, Campus Universitário de Iturama.

A seleção constará de análise do Curriculum Lattes e do Coeficiente de Rendimento.

O resultado final será divulgado no site da UFTM, na página da ACI, na Assessoria de Cooperação Internacional e na Secretaria Acadêmica do Campus de Iturama, no dia 9 de maio de 2018.

Para o coordenador da Assessoria de Cooperação Internacional, professor Wendell Meira, a abertura desse edital representa uma conquista de novas oportunidades que atende as licenciaturas. “A UFTM é uma das 12 instituições selecionadas no Brasil para participar do Programa. Estamos muito felizes de abrir a vaga. Esperamos expandir o número de vagas no futuro, tendo a certeza de que vamos selecionar um ótimo candidato, para representar muito bem a UFTM e aproveitar essa oportunidade na universidade colombiana”, comemorou.

Acesse o edital aqui: http://www.uftm.edu.br/editais-institucionais/assessoria-de-cooperacao-internacional/editais-em-andamento

Acesse o site do Programa de Mobilidade aqui: http://paulofreire.oei.es/