Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Professora da UFTM lança livro infantil abordando relações étnico-raciais

Professora da UFTM lança livro infantil abordando relações étnico-raciais

Publicado: Sexta, 04 de Maio de 2018, 15h09

Com o objetivo de combater o racismo no contexto escolar e promover debates envolvendo relações étnico-raciais em escolas, a professora do Curso de Terapia Ocupacional da UFTM, Heliana Castro Alves, desenvolveu o livro voltado para o público infanto-juvenil intitulado "Karu, Cabeça Encaracolada, Ideia Descolada". A obra tem sido utilizada em projetos de extensão e pesquisa desenvolvidos na UFTM junto à comunidade e escolas de Uberaba.

De acordo com a autora do livro, a obra está vinculada a projetos de extensão e pesquisa na universidade que contam com o apoio de parceiros dentro e fora da instituição. Os projetos têm como propósito alcançar a comunidade, melhorando as relações étnico-raciais no município e principalmente no contexto escolar. Atualmente, a obra dá nome e é utilizada em um projeto de extensão da professora, o projeto “Karu, Cabeça Encaracolada, Ideia Descolada: trabalhando as relações étnico-raciais nas escolas”. “Este projeto de extensão ocorre em dois formatos: um formato itinerante em que a equipe, composta por professores, parceiros e alunos da UFTM de vários cursos vão até as escolas municipais para realizar um lançamento do livro e fazer um debate sobre o racismo na sociedade e no contexto escolar; e o formato fixo em que a equipe realiza ações semanais numa escola apadrinhada, a Escola Municipal Niza Marques Guaritá. As ações semanais compreendem oficinas de múltiplas linguagens artísticas a partir da temática racial e a capoeira com o mestre Gleisson Marques, mestre de capoeira e coordenador do Projeto Raízes do Brasil. Além disso, contamos com a oficina de retratos de resistência em parceria com a arquiteta e fotógrafa Renata Reis que se propõe a empoderar meninas e mulheres negras, além de valorizar a beleza negra dentro da escola”, explicou a professora. O projeto conta com os seguintes parceiros: Programa Temas Raciais; Coletivo Afrontar-se; Grupo Raízes do Brasil, Grupo de Teatro Mirim “Pés em Cena” da Escola Municipal Santa Maria, Fundação Cultural e Prefeitura Municipal de Uberaba.

Ainda, de acordo com a autora, estão sendo realizados vários lançamentos simultâneos para divulgar o projeto e a obra, já foram realizadas ações na Biblioteca Municipal de Uberaba e Escola Municipal Monteiro Lobato. Há eventos programados para o mês de maio, um marcado para o dia 28 na Escola Municipal Arthur de Mello Teixeira e outro está previsto para ser realizado no dia 29, no Cine Vera Cruz. O evento será realizado pela Prefeitura Municipal de Uberaba e voltado para professores das escolas da região.