Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM comemora o Dia Internacional de Arquivos
Início do conteúdo da página

UFTM comemora o Dia Internacional de Arquivos

Publicado: Quarta, 06 de Junho de 2018, 15h42

Com o objetivo de disseminar a prática arquivística na Instituição, conscientizar sobre a importância da informação e a função social dos arquivos, fortalecer a memória institucional mediante a preservação e divulgação do acervo documental, a UFTM comemora o Dia Internacional de Arquivos, com evento realizado pela Pró-Reitoria de Administração, na sexta-feira, dia 8, no Auditório Safira, com início às 14h.

Após a abertura, acontece mesa-redonda debatendo os temas "UFMTM/UFTM: Memórias da Transformação"; "As possibilidades do uso dos documentos institucionais para a pesquisa histórica na UFTM"; "Criação da Seged e a importância dos arquivos na UFTM" e "Apresentação do Manual de Gestão Documental" com a participação, respectivamente, dos professores Virmondes Rodrigues Junior, docente do Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical e Infectologia; e Norma Lúcia da Silva, docente do Departamento de História; e das servidoras técnico-administrativas,
Marina Costa de Oliveira e Larissa Moura Lopes, arquivistas do Serviço de Gestão de Documentos.

Às 16h30 acontecerá a abertura da Exposição intitulada "Descrição Arquivística de fotografias: o acesso e a preservação da memória institucional".

Técnicos administrativos, docentes, discentes e pessoas da Comunidade podem se inscrever, gratuitamente, enviando e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. As inscrições também poderão ser realizadas presencialmente no dia do evento a partir das 13 horas.

O Dia Internacional de Arquivos é celebrado no dia 9 de junho, instituído pela Assembleia Geral do CIA - Conselho Internacional de Arquivos, em Quebec, em novembro de 2007. Foi escolhida esta data por ter sido precisamente em 9 de junho de 1948 que a Unesco criou o CIA.

A data é comemorada com o objetivo de proporcionar condições para que se desenvolvam ações de promoção e divulgação dos arquivos em todo o mundo, cuja  principal finalidade é servir à administração e auxiliar na tomada de decisão, e se constituem, com o decorrer do tempo, em base para o conhecimento da história.

Segundo Marina Costa de Oliveira, supervisora do Serviço de Gestão de Documentos, posteriormente será ministrado na UFTM o curso de Gestão de Documentos.

0
0
0
s2sdefault
registrado em:
Fim do conteúdo da página