Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Aberta seleção de estudantes de graduação para programa de bolsas Ibero-americanas
Internacionalização

Publicado: Quarta, 27 de Junho de 2018, 09h43

A UFTM divulga a abertura do Processo Seletivo para o Programa “Bolsas Ibero-Americanas para Estudantes de Graduação” - Santander Universidades – Edição 2018, observado o disposto no Convênio celebrado entre a Universidade e o Banco Santander.

O Programa tem por objetivo possibilitar aos alunos da UFTM a oportunidade de mobilidade internacional, por um semestre, em instituições de ensino superior com as quais a Universidade mantém acordos de cooperação e que participam do Programa.  A UFTM tem acordo bilateral com 14 universidades estrangeiras Ibero-Americanas em cinco países: Colômbia, Uruguai, Chile, Espanha e Portugal.

O intercâmbio será de um semestre e o bolsista deverá utilizar a bolsa até o final da vigência do convênio de viabilização do Programa, ou seja, até 31 de dezembro de 2019. A alocação do aluno selecionado para a universidade de destino escolhida dependerá do aceite da universidade anfitriã. Caso contrário, a Assessoria de Cooperação Internacional fará a solicitação de alocação e aceite para outra instituição conveniada com a UFTM e que atenda à especificidade do curso do candidato.

Serão disponibilizadas três bolsas-auxílio, sendo que, para cada uma o Santander pagará, em reais, a quantia de R$ 11.674,50, correspondente a € 3.000,00 (três mil euros).

O candidato deverá, obrigatoriamente, possuir nacionalidade brasileira e ser maior de 18 anos; estar regularmente matriculado e com frequência regular em um dos cursos de graduação da UFTM durante todo o processo de seleção e durante todo o período de realização do programa; possuir Coeficiente de Rendimento igual ou superior a 8,0; ter integralizado, no momento da inscrição, no mínimo 40% e no máximo 80% da carga horária total do curso; não ter sido bolsista de qualquer programa de mobilidade internacional; realizar prova de conhecimentos de Língua Espanhola - para candidatos às universidades da América Latina e Espanha.

É obrigatória a inscrição do candidato no sítio eletrônico do Santander e na Assessoria de Cooperação Internacional da UFTM. Os candidatos que se inscreverem em um só local terão suas candidaturas canceladas. A inscrição no sítio eletrônico do Santander, www.santanderuniversidades.com.br/bolsas, estão abertas e se encerram dia 12 de setembro de 2018. O candidato deverá imprimir a ficha de inscrição para anexar ao processo da UFTM.

A inscrição na Assessoria de Cooperação Internacional será realizada no período de 2 a 20 de julho de 2018, das 8h às 12h e das 13h às 19h, nos seguintes locais:

- para alunos do Campus de Uberaba: na Assessoria de Cooperação Internacional da UFTM situada na Rua Conde de Prados, 191, Bairro Abadia;

- para alunos do Campus de Iturama: na Secretaria Acadêmica situada na Av. Rio Paranaíba, 1295, Campus Universitário de Iturama.

A seleção dos candidatos será feita por meio de comissão designada pela ACI, constituída de representantes da Assessoria de Cooperação Internacional e Pró-Reitoria de Ensino.

O resultado será divulgado no sítio eletrônico da ACI, na sede da Assessoria de Cooperação Internacional e na Secretaria Acadêmica do Campus de Iturama, no dia 14 de setembro de2018.

Acesse o edital aqui: http://www.uftm.edu.br/editais-institucionais/assessoria-de-cooperacao-internacional/editais-em-andamento

Foto: L.Adolfo/UFTM