Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Revista Científica Internacional publica artigo sobre nova espécie de crocodiliforme encontrado na região de Campina Verde
Início do conteúdo da página

Revista Científica Internacional publica artigo sobre nova espécie de crocodiliforme encontrado na região de Campina Verde

Publicado: Segunda, 10 de Setembro de 2018, 14h55

A Revista Científica Internacional  PeerJ publicou na última semana um artigo, fruto da pesquisa realizada no Centro de Pesquisas Paleontológicas Llewellyn Ivor Price da UFTM. O artigo intitulado “The first Caipirasuchus (Mesoeucrocodylia, Notosuchia) from the Late Cretaceous of Minas Gerais, Brazil: new insights on sphagesaurid anatomy and taxonomy”  descreve uma nova espécie de um crocodiliforme herbívoro-onívoro, Caipirasuchus mineirus, que viveu durante o Cretáceo Superior, há cerca de 80 milhões de anos, na região de Campina Verde, no Triângulo Mineiro.  O trabalho foi liderado pelo pesquisador Agustín Martinelli (CONICET - Museo Argentino de Ciencias Naturales Bernardino Rivadavia, em conjunto com o professor da UFTM, Thiago Marinho, com o pesquisador Fabiano Iori do Museu de Paleontologia Pedro Candolo e com o geólogo da UFTM, Luiz Carlos Borges Ribeiro.

De acordo com os pesquisadores, o fóssil foi achado em trabalhos de campo realizados na região de Honorópolis, município de Campina Verde, em 2014. Restos de Caipirasuchus já tinham sido achados em rochas do Cretáceo no estado de São Paulo, mas o novo fóssil descrito representa uma nova espécie e ela é a primeira em Minas Gerais. Por tais motivos, foi denominada de Caipirasuchus mineirus, celebrando a ocorrência destes animais no Triângulo Mineiro. O novo fóssil achado é representado por um esqueleto articulado. O esqueleto possui cerca de 70 cm de comprimento, com o crânio de formato triangular dotado de dentes adaptados a uma alimentação herbívora-onívora. Diferente dos jacarés atuais, o Caipirasuchus mineirus possuía hábitos terrestres e um andar ereto, o que significa que o corpo era erguido do chão, similar ao andar de um cachorro.

No dia 14 de setembro às 9h a equipe do Complexo Cultural e Científico de Peirópolis - CCCP/UFTM realizará uma coletiva para a imprensa onde será apresentado o fóssil completo do Caipirasuchus mineirus e serão repassadas mais algumas informações sobre a espécie.

Mais informações:

Acesse o artigo publicado


Imagem: Reprodução de imagem retirada do artigo publicado.

 

 

0
0
0
s2sdefault
registrado em:
Fim do conteúdo da página