Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Planetário Itinerante será inaugurado na UFTM

Planetário Itinerante será inaugurado na UFTM

Publicado: Segunda, 24 de Setembro de 2018, 14h34

Planetário Itinerante na UFTM será inaugurado no dia 3 de outubro, às 15h, no Complexo Cultural e Científico de Peirópolis  - CCCP/UFTM e deverá permanecer, mediante agendamento, aberto ao público até final de novembro.

O Planetário Itinerante faz parte do programa de divulgação científica “Para além dos muros da universidade: a divulgação científica por meio de ações socioeducativas e culturais”, e é uma iniciativa dos professores Pedro Donizete Colombo Junior, coordenador, Daniel Fernando Bovolenta Ovigli, Marcos Dionizio Moreira e Thiago Marinho, do Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE.

Equipe gestora do Planetário professores Dionizio, Thiago, Pedro e Daniel

De uma maneira bastante simples, o planetário pode ser entendido como um local de cúpula fechada, na qual são projetados (em fulldome 360º) diferentes temáticas, como: astronomia, geologia; matemática e paleontologia, física e química, entre outras.

Segundo o professor Pedro Colombo, coordenador do programa, “o Planetário Itinerante é um sonho antigo do curso de Física da UFTM, que se concretiza próximo de o curso completar dez anos de existência”. O professor informa  ainda que “o uso do planetário não ficará restrito à UFTM, devendo ir além dos muros da Universidade, buscando fortalecer ações de popularização da ciência, da tecnologia e da inovação em Uberaba e cidades da região, desta forma propiciando o estreitamento das relações entre Universidade e sociedade”.

Além de atividades extensionistas desenvolvidas com o uso do planetário, vislumbra-se também o desenvolvimento de pesquisas sobre a percepção pública da ciência, e atividades de ensino em diferentes cursos de formação de professores, por exemplo. Atendendo, assim, a tríade ensino, pesquisa e extensão, a qual se sustenta a Universidade, ressalta o professor.

“É oportuno destacar que o planetário itinerante era a atividade que faltava dentro das ações pensadas em nosso programa de Divulgação Científica, iniciado em 2016, e que já atendeu mais de 5 mil visitantes em atividades, como: Clube de Astronomia; Visualizações do céu; Mostras de Saberes em escolas públicas e, exposições de Astrofísica, Geologia e Paleontologia”. É um programa que conta com uma equipe de mais de 15 alunos de diferentes cursos de graduação da UFTM.

As visitas ao planetário contarão com três mediadores e serão realizadas mediante agendamento prévio, via e-mail (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.)  e/ou página do grupo de pesquisa Genfec - Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Ensino de Ciências - http://genfec.com.br/planetario-itinerante/.