Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Diretor de Instituto francês realizará palestra para alunos de engenharia

Diretor de Instituto francês realizará palestra para alunos de engenharia

Publicado: Sexta, 28 de Setembro de 2018, 07h59

O professor Guy Feuillard, diretor de Relações Internacionais do INSA Centre Val de Loire - Institut National Des Sciences Appliquées, na França, ministrará uma palestra a partir das 10 horas, do dia 3 de outubro de 2018, no anfiteatro do ICTE 1, sala da Unidade 1 da UFTM na Univerdecidade, que comporta 80 pessoas. Podem participar do evento os alunos dos cursos de engenharia da UFTM. Não há inscrições.

O INSA é uma das principais instituições de ensino francesa com a qual a UFTM possui um acordo do cooperação internacional que prevê a possibilidade do aluno estudar na modalidade de duplo-diploma.

Durante a palestra, será apresentado o Instituto francês e as formações em engenharia. Guy Feuillard abordará a infraestrutura, laboratórios e atividades de pesquisa do INSA CVL, o programa de intercâmbio internacional com a UFTM e haverá espaço para discutir com os alunos as possibilidades de intercâmbio e bolsas. A palestra será em inglês, sem tradutor.

Atualmente, o curso de Engenharia Mecânica da UFTM possui quatro alunos que regressaram de intercâmbio na França, pelo projeto Brafitec, com condições de obtenção do diploma. E, no momento, há três alunos do curso de engenharia mecânica realizando estudos na França.

De acordo com o professor Vitor Tomaz, coordenador do Projeto Brafitec do curso de Engenharia Mecânica, a visita do professor Guy será uma oportunidade para que os alunos possam conhecer um pouco mais sobre as formas e possibilidade de estudar na França por um ou dois anos. “Caso o aluno estude na França durante dois anos, ele terá o direito de obter o duplo-diploma em engenharia. Ao retornar ao Brasil e concluir seu curso de engenharia ele terá, portanto, diploma das duas instituições. Destaco que durante os dois anos de permanência do aluno brasileiro na França, neste período, seis meses o aluno deverá realizar estágio obrigatório. E na França, este deverá proporcionar remuneração ao aluno.”

Para mais informações, entrar em contato pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.