Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Projeto “Leitura e escrita" foi aprovado na Chamada Universal

Projeto “Leitura e escrita" foi aprovado na Chamada Universal

Publicado: Quinta, 06 de Dezembro de 2018, 07h32

O projeto “Leitura e escrita no Brasil, Honduras, Angola e Chile: formação na universidade contemporânea e (re)produção de conhecimento” foi aprovado no âmbito da Chamada Universal MCTIC/CNPq N.º 28/2018, e receberá recursos de R$ 35mil.

Com duração de 36 meses e sob a coordenação da professora Marinalva Vieira Barbosa, do Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais da UFTM, o projeto será realizado por uma equipe composta por 21 pesquisadores, que estão distribuídos em onze instituições de ensino superior brasileiras - USP, UFMA, UFRN, UFBA, UFPA, UEFS, UFSB, IFRO, UFTM, Uniube, Fatec-SP - e três instituições internacionais - Universidad de La Serena, do Chile; Instituto Superior de Ciências da Educação do Cuanza Sul, ISCED CS da Universidade Katyavala Bwila, UKB, de Angola e Universidad Pedagógica Nacional Francisco Morazán,  de Honduras.

Segundo a coordenadora Marinalva, o "projeto que tem como objetivo analisar a leitura e a escrita acadêmica de alunos de graduação e pós-graduação de diferentes áreas, inseridos em contextos culturais diversos, com vistas a verificar traços definidores dessas produções e problematizar a universidade contemporânea, tanto como espaço de formação de sujeito produtor de conhecimento, quanto, consequentemente, como espaço de produção de conhecimento".

A questão que define o eixo da investigação é: A leitura e a escrita ensinadas na universidade contemporânea se configuram como um recurso constitutivo de conhecimento em diferentes áreas e, consequentemente, formativas do sujeito que as produzem? Com base nessa questão, pretende-se problematizar leitura e escrita enquanto produção resultante de uma formação oferecida pela universidade e enquanto práticas que dão materialidade à produção de conhecimento e à atuação profissional dos formados por esta instituição, destaca a Coordenadora.

A realização deste projeto dá continuidade e aprofunda cooperações nacionais e internacionais já existentes entre as instituições parceiras – tais como realização de eventos acadêmicos, missões de estudos, orientações de dissertações e teses, apoio a programas de mestrado e doutorado na área de Educação.