Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Aluno do Curso de Licenciatura em Química da UFTM retorna de intercâmbio na Universidad Pedagógica Nacional da Colômbia

Publicado: Quarta, 12 de Dezembro de 2018, 18h11

A UFTM tem conquistado bons resultados em projetos de cooperação internacional e mobilidade acadêmica. O aluno do 6º período do Curso de Licenciatura em Química,  Junfanlee Manoel Oliveria Feliciano, foi um dos beneficiados por um dos programas. Ele acaba de retornar de um intercâmbio na  Universidad Pedagógica Nacional - UPN da Colômbia por meio do Projeto de Mobilidade Acadêmica para estudantes de programas universitários de formação de professores com financiamento das Organizações do Estados Iberoamericanos – OEI.

Junfanlee Manoel Oliveria Feliciano - aluno do 6º período do Curso de Licenciatura em Química (Foto: Arquivo pessoal/Junfanlee Manoel Oliveria Feliciano)

O estudante participou de um processo seletivo realizado pela Assessoria de Cooperação Internacional da UFTM, no qual foi disponibilizada uma Bolsa pela OEI. “Essa foi minha primeira experiência internacional, nunca tinha imaginado que essa oportunidade surgiria durante a graduação. Fiquei sabendo e com muito receio de não conseguir prestei, busquei aproveitar ao máximo quando veio a conhecimento público que tinha sido aprovado”, destacou o aluno.

Durante o período de intercâmbio, Junfanlee Manoel Oliveria Feliciano cursou quatro disciplinas do departamento de Química da UPN. Entre algumas atividades desenvolvidas nesse período, ele teve participação no VIII Congreso Internacional Sobre Formación de Profesores de Ciencias para la construcción de sociedades sustentables e apresentou um trabalho   orientado pela professora da UFTM, Valdina Gonçalves da Costa, no III Workshop de Investigacíon en la formacíon de professores de Ciências, Matemáticas y Tecnologias sobre a importância do Grupo PET Conexões de Saberes Ciências da Natureza e Matemática para a formação de profissionais investigadores.

O estudante participou de atividades de campo durante o intercâmbio. (Foto: Arquivo pessoal/Junfanlee Manoel Oliveria Feliciano)

O estudante destaca que o intercâmbio possibilitou a participação em atividades de campo e laboratório. “Foi importante ter participado desse programa em Colômbia por se tratar principalmente de uma realidade diferente da que vivemos no Brasil e pela distinta forma que se trata a educação superior pública e privada o que me permitiu durante esse processo refletir sobre as contradições que encontramos em nossa realidade no dia-a-dia e das possíveis e necessárias modificações que temos que ter na educação superior, bem como para entender determinados estigmas ligado a Colômbia e que devem ser modificados. O intercâmbio para mim representa uma porta de formação profissional que oportuniza ter uma experiência pessoal e Acadêmica que vou levar para o resto da minha vida” finalizou o estudante.