Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Zebu Baja faz último teste antes da competição nacional
Extensão Universitária

Zebu Baja faz último teste antes da competição nacional

Publicado: Sexta, 15 de Fevereiro de 2019, 10h26

A equipe Zebu Baja UFTM fez os últimos testes com o protótipo na Univerdecidade antes do embarque para a 25ª Competição Nacional Baja SAE Brasil, em São José dos Campos que acontece de 20 a 24 de fevereiro.

Foram testados os freios, os novos amortecedores e o motor. “Deu tudo certo. Agora vamos desmontar tudo, pintar e depois montar e fazer o acabamento, junto com toda a parte elétrica”, explicou o professor Marcos Massao Shimano, coordenador do projeto de extensão.

Professor Marcos Massao Shimano, coordenador do projeto

No ano passado, a equipe competiu com o mesmo carro e conquistou a 21ª colocação entre 85 grupos participantes. “Estamos muito otimistas com esta competição. Só não fomos melhores porque tivemos vários problemas que foram sanados para a competição deste ano. Esta será a minha 14ª participação no SAE. E mesmo assim, sempre existe a expectativa, aquele frio na barriga”, conta Shimano.

A equipe é formada por alunos da graduação e sempre existe a troca de integrantes permitindo a presença de membros novos, intermediários e experientes. “Nunca teremos uma equipe inteira com muita experiência, mas isso é bom porque já passaram pelo time mais de 110 alunos das engenharias. Hoje, muitos trabalham em grandes empresas multinacionais. E sempre falam das grandes vantagens que a participação no projeto trouxe para a vida profissional”, conclui.

O coordenador indica aos interessados o acompanhamento dos detalhes da participação do Zebu Baja na competição pelas páginas nas redes sociais:

O Programa Baja Sae Brasil

O programa Baja SAE BRASIL é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia que oferece a chance de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, visando incrementar a preparação para o mercado de trabalho. Ao participar, o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de um veículo off road, desde sua concepção, projeto detalhado, construção e testes.

Equipe Baja UFTM

A competição
Os alunos que participam do Baja SAE BRASIL devem formar equipes que representarão a Instituição de Ensino Superior a que estão ligados. Estas equipes são desafiadas anualmente a participar da competição, que reúne os estudantes e promove a avaliação comparativa dos projetos. No Brasil, a competição nacional recebe o nome de Competição Baja SAE BRASIL e as competições regionais são nomeadas como Etapa Sul, Sudeste e Nordeste.

As etapas da competição não são complementares e a equipe vencedora do Baja nacional ganha o direito de competir na etapa internacional da prova nos Estados Unidos.

Acesse o site da competição aqui.

Fotos: Marco Clemente/UFTM