Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Zebu Baja retorna de mais uma competição nacional
Extensão Universitária

Zebu Baja retorna de mais uma competição nacional

Publicado: Quarta, 27 de Fevereiro de 2019, 10h25

A equipe do projeto de extensão Zebu Baja/UFTM retornou da 25ª Competição Nacional Baja SAE Brasil, em São José dos Campos, sua 14ª participação em competições oficiais promovidas pela SAE Brasil. De acordo com o coordenador do projeto, professor Marcos Shimano, os problemas enfrentados nesta edição complicaram o desempenho do protótipo.

“Tivemos algumas evoluções com relação à apresentação do projeto, conquistamos a 2ª colocação no sistema de freios. Mas os maiores problemas que enfrentamos foi a criação de um novo obstáculo e, infelizmente, nosso carro não estava preparado para ele. E, com isso, não conseguimos classificação para as provas dinâmicas”, afirmou.

Depois de várias tentativas e ajustes, a equipe conseguiu passar pelo obstáculo e classificar somente para o enduro. “No enduro, também tivemos problemas sérios no freio e na suspensão. Conseguimos arrumar, mas perdemos muito tempo de prova. Ao final, o carro estava inteiro, porém, não deu tempo de dar mais voltas. Infelizmente, nosso desempenho final foi inferior ao do ano passado, mas a equipe se manteve unida e com espírito de nunca desistir”, contou Shimano. O grupo ficou com a 41ª colocação no campeonato.

O coordenador avalia que os equipamentos estão velhos e precisam trocar muitas coisas, como o motor e o câmbio, adquiridos há mais de sete anos e utilizados em 14 competições, além dos testes. “Estamos juntando dinheiro para poder comprar um motor novo e conseguir construir um novo carro. Este protótipo só poderá participar da competição regional de 2019, depois tem que ser aposentado. No regulamento da competição, a validade do chassi é de dois anos, no máximo”.

A equipe Zebu Baja vai abrir um edital para selecionar novos membros neste semestre. Serão escolhidos novo capitão e pilotos. Os atuais estão no final do curso da graduação e precisam sair por causa de atividades referentes ao estágio e TCC. “Toda esta mudança é boa, pois mais alunos poderão aprender com o projeto”, concluiu Shimano.

Fotos: Divulgação/UFTM