Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Começam as inscrições do exame para Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros
Início do conteúdo da página
Internacionalização

Começam as inscrições do exame para Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros

Publicado: Quinta, 28 de Fevereiro de 2019, 10h12

A Universidade Federal do Triângulo Mineiro foi recentemente credenciada como um posto aplicador do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) e, nesta edição de 2019/1, será um dos locais de aplicação do exame. A coordenadora do posto aplicador na UFTM é a professora Juliana Bertucci Barbosa, com apoio do Nucli e da ACI da UFTM.

O Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) é o único exame brasileiro oficial para certificar proficiência em português como língua estrangeira. É um exame que atualmente está sob a responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com apoio do Ministério da Educação e em parceria com o Ministério das Relações Exteriores. As provas são realizadas em Postos Aplicadores no Brasil e no Exterior.

O público-alvo são estrangeiros e refugiados que queiram comprovar proficiência em língua portuguesa brasileira para fins educacionais, profissionais ou outros. A proficiência em português pode ser nos níveis Intermediário, Intermediário Superior, Avançado e Avançado Superior. Podem também candidatar-se ao exame aqueles que, já tendo obtido certificação, queiram alcançar outro nível mais elevado.

No Brasil, o Celpe-Bras é exigido por algumas universidades para ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação, bem como para validação de diplomas de profissionais estrangeiros que pretendem trabalhar no país. Também pode ser usado como um dos documentos para naturalização. Algumas entidades de classe exigem o Celpe-Bras para inscrição profissional, a exemplo do Conselho Federal de Medicina (CFM), que exige esse certificado dos médicos estrangeiros para inscrição nos Conselhos Regionais de Medicina (CRM).

O exame é composto da parte oral e da parte escrita, sendo de natureza comunicativa. Isso significa que não se busca aferir conhecimentos a respeito da língua, por meio de questões sobre a gramática e o vocabulário, mas sim a capacidade de uso dessa língua. A competência do candidato é, portanto, avaliada pelo seu desempenho em tarefas que se assemelham a situações que possam ocorrer na vida real.

 Datas previstas do CELPE-BRAS 2019/1 (informações do INEP):

- Data de Inscrição: alterada pelo INEP para 18 a 28 de março de 2019

- Data das provas: 28 a 30 de maio de 2019

- Local da prova: postos aplicadores do CELPE-BRAS (UFTM é um deles)

No site http://portal.inep.gov.br/acoes-internacionais/celpe-bras podem ser encontradas mais informações sobre a prova e os outros postos aplicadores credenciados no Brasil e no Exterior. Sobre o posto da UFTM, acesse o link: http://portal.inep.gov.br/web/guest/acoes-internacionais/celpe-bras/postos-aplicadores-brasil 

Acesse o edital nº13, publicado no dia 15 de março:  http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/divulgado-edital-do-certificado-de-proficiencia-em-lingua-portuguesa-para-estrangeiros-celpe-bras-/21206

Matéria alterada em 18 de março de 2018

 

0
0
0
s2sdefault
Fim do conteúdo da página